Governo vai implementar medidas para estabilizar preço dos combustíveis e alimentos

PorSheilla Ribeiro,23 mar 2022 10:13

O governo vai implementar um conjunto de medidas visando a estabilização de preços de combustíveis, do trigo, milho, arroz, óleos alimentares e leite em pó, devido aos impactos da guerra na Ucrânia nos principais parceiros comerciais de Cabo Verde.

O anúncio foi feito hoje por Ulisses Correia e Silva, durante a sua intervenção no debate “Governar em tempos de crise”.

Entre outras medidas mitigadoras da crise que o governo vai adoptar, o Primeiro-ministro apontou o reforço da capacidade de stockagem de cereais a granel; a extensão do período de oferta refeições nas escolas e o aumento de bonificação de alimento para gado.

“Reforço de acções de fiscalização para evitar a açambarcamento de produtos de primeira necessidade e a especulação de preços; incentivos aos importadores na realização de compras agrupadas; mobilização externa de ajuda alimentar; aumento de beneficiários do RSI; linhas de crédito agrícola e à pesca semi-industrial em condições favoráveis”, acrescentou.

Estas medidas, prosseguiu, acrescem às em vigor implementadas no âmbito da proteção COVID, tais como a redução do IVA sobe electricidade de 15 para 8%; majoração às empresas, em 30% de custos com aquisição de água e eletricidade e aumento da tarifa social de água e eletricidade de 30 para 50%.

Conforme informou, um novo pacote plurianual de infraestruturas irá ser implementado, dinamizando a construção civil e o seu impacto no emprego de população de baixa renda.

“No Turismo, sector mais atingido pela crise da pandemia, mas também de recuperação mais rápida, vai-se proceder à extensão de moratórias e reestruturação das dividas. Trata-se de um sector com forte impacto no emprego”, disse.

Ulisses Correia e Silva afirmou que o FMI vai apoiar o programa de reformas e medidas nos domínios da estabilidade macroeconómica, estabilidade cambial, estabilidade dos preços e erradicação da pobreza extrema e redução da pobreza absoluta, de acordo com as prioridades do executivo.

O governante lembrou que o governo criou um Gabinete de Crise, para monitorizar a situação da crise e propor medidas ajustadas às contingências, com o apoio de uma equipa multidisciplinar da administração pública.

“Cabo Verde é um país resiliente. Existem muitas incertezas quanto ao desenrolar da guerra na Ucrânia. Existe, no entanto, uma certeza, a paz vai vencer porque não há outra alternativa viável para a humanidade”, finalizou.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Sheilla Ribeiro,23 mar 2022 10:13

Editado porA Redacção  em  6 dez 2022 23:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.