Estado vai injectar, anualmente, 1 milhão de contos na TACV para reprivatizá-la em 2024

PorSheilla Ribeiro,23 set 2022 14:05

O Conselho de Ministros aprovou a proposta de Resolução que autoriza o Ministro responsável pela área das Finanças, enquanto representante do accionista Estado, a colocar à disposição da TACV, SA. recursos financeiros anuais no valor de 1 milhão de contos. O objectivo é garantir a estabilidade da empresa até 2024, para poder ser privatizada.

A informação foi hoje avançada pelo ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos, em conferência de imprensa.

"Depois da pandemia, demos conta que não tendo uma companhia ficamos muito mais vulneráveis, com companhias a praticar preços exorbitantes. Ou seja, vem mais reforçar este argumento que o país tem que nós devemos voltar a pegar na nossa companhia", começou por dizer.

Conforme afirmou, o governo quer voltar a pegar na companhia nacional, estabilizá-la para quando houver "águas calmas” em Cabo Verde e no mundo e reprivatizar a mesma continuando ao serviço do país.

Ao colocar o valor de 1 milhão de contos à disposição da TACV, o governante considera que se está a criar um quadro previsível para todos os parceiros da empresa, sejam eles clientes, fornecedores, accionistas, mas também a banca que é o credor.

Isto, para que vejam que de facto há um interesse sério do accionista maioritário, que é o Estado, em fazer a empresa crescer.

Carlos Santos referiu que este processo vai cobrir e dar legalidade ao que foi injectado ao longo de 2022 e dá um remanescente para cumprir com o valor de 1 milhão.

"O objectivo é aprovar para 2022, 2023 e 2024 que é o período que consideramos que vamos conseguir resolver o problema de estabilização da empresa para poder ser privatizada", esclareceu.

Ainda durante a conferência de imprensa, o ministro do Turismo reafirmou que nos próximos meses o executivo quer trazer uma segunda aeronave.

"Porque com uma única aeronave a empresa não vai conseguir levantar voo de forma consistente, mas também não é só com o mercado cabo-verdiano que vamos viabilizar a TACV. E para olhar para o mercado internacional temos que trazer know-how internacional parceiros e por isso é que falamos numa privatização nos próximos anos", explicou.

Tacv SA

Autoria:Sheilla Ribeiro,23 set 2022 14:05