"É necessário equilibrar tendência de queda da inflação com estímulo ao consumo e ao crescimento económico"- Marcos Rodrigues

PorSheilla Ribeiro,6 nov 2023 13:56

O presidente do Conselho Superior das Câmaras de Comércio e Turismo de Cabo Verde, Marcos Rodrigues, mostrou-se optimista relativamente à tendência de queda da inflação no país, mas alertou para a necessidade de equilibrar esse cenário com o estímulo ao consumo e ao crescimento económico.

Durante o seu discurso na apresentação dos pormenores sectoriais incluídos na proposta do Orçamento do Estado para o ano económico de 2024, Marcos Rodrigues frisou a importância de aumentar as vendas e expandir os negócios, garantindo que o sector empresarial tenha mais mercado, ao mesmo tempo, em que se controlam os preços para evitar uma escalada inflacionária.

“Nós queremos que se venda muito mais e que continuamos a crescer e, efetivamente, que os empresários tenham mais mercado, mas que façam mais negócios. Se fizerem menos negócios, é óbvio que a inflação ajuda um pouco a inflação, mas nós queremos fazer realmente mais negócios e controlarmos os preços e ver se não há aqui uma escalada de subida da inflação. O déficit público razoável e a dívida pública”, apontou.

Marcos Rodrigues, elogiou as metas estabelecidas no Orçamento de Estado para 2024 e destacou o compromisso do sector empresarial em contribuir para o desenvolvimento do país.

No seu discurso, o presidente do Conselho Superior das Câmaras de Comércio e Turismo realçou que, embora o crescimento económico, o empreendedorismo e o emprego sejam vitais para o progresso, não podem ser desvinculados dos objectivos mais amplos de desenvolvimento social.

Apesar de reconhecer que Cabo Verde enfrenta desafios, apontou para as oportunidades únicas que o país oferece a investidores devido à sua estabilidade, democracia e paz.

Marcos Rodrigues incentivou os empresários a considerar a internacionalização como uma estratégia de crescimento, especialmente para mercados limítrofes e maduros.

“Eu sei que os Governos geralmente têm dados suficientes para poderem verificar as várias tendências e produzirem números de acordo com essas tendências, mas a nossa ambição também conta. E a nossa ambição pode ajudar a melhorar esses números. E é aqui que reside a capacidade empresarial e o desafio que se deve colocar aos empresários”, referiu.

Autoria:Sheilla Ribeiro,6 nov 2023 13:56

Editado porAndre Amaral  em  7 mai 2024 23:28