Ritmo de crescimento económico diminuiu ligeiramente no 1.º trimestre de 2024

PorSheilla Ribeiro,6 mai 2024 11:03

No primeiro trimestre de 2024, o ritmo de crescimento económico teve uma ligeira diminuição relativamente ao quarto trimestre de 2023, segundo informou hoje o INE.

Os dados dos Inquéritos de Conjuntura aos Agentes Económicos revelam que durante o primeiro trimestre de 2024, em termos gerais, houve uma inversão na tendência ascendente do indicador de clima económico relativamente ao último trimestre.

Apesar disso, o indicador ainda se mantém acima da média e demonstra um desempenho superior ao mesmo período de 2023, indicando uma conjuntura económica globalmente favorável.

“O indicador situa-se acima da média da série, tendo atingido um valor superior relativamente ao mesmo período do ano 2023, revelando que a conjuntura económica é favorável”, lê-se.

No sector do Comércio em Estabelecimentos, o indicador de confiança continuou a subir, também ficando acima da média e reflectindo uma conjuntura favorável, embora os empresários tenham destacado desafios como a insuficiência da procura e os preços de venda elevados, além de problemas de ‘stock’.

Já no Turismo, embora o indicador de confiança tenha contrariado a tendência ascendente anterior, ainda se mantém acima da média, mostrando uma conjuntura positiva. No entanto, a falta de pessoal qualificado e o absentismo foram apontados como obstáculos ao desenvolvimento normal da actividade.

No sector da Construção, o indicador de confiança permaneceu estável, mas alto, acima da média, apesar dos obstáculos como a alta taxa de juros, dificuldades na obtenção de crédito e burocracia excessiva.

Por outro lado, o Comércio em Feira apresentou uma ligeira queda na confiança, mas ainda evoluiu positivamente em relação a 2023, enquanto na Indústria Transformadora, houve uma queda no indicador de confiança, indicando uma conjuntura menos favorável devido a regulamentações estatais excessivas e escassez de matéria-prima.

No sector dos Transportes e Serviços Auxiliares, houve uma melhoria na confiança, contrariando a tendência descendente anterior e reflectindo uma conjuntura favorável neste trimestre, apesar dos desafios da concorrência e outros fatores.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Sheilla Ribeiro,6 mai 2024 11:03

Editado porAndre Amaral  em  19 mai 2024 22:20

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.