CVHandling: Escolhidos os seis finalistas para a privatização

PorAndre Amaral,21 ago 2024 10:23

Governo já escolheu seis potenciais compradores para os 51% do capital da CVHandling. Das oito propostas recebidas, duas foram eliminadas.

Nigerian Aviation Handling Company, PLC, Swissport International AG, Aviator Airport Alliance AB, Menzies Aviation Limited, Aviation Ground Handling Services SA e Çelebi Aviation Holding são as empresas candidatas à compra de 51% do capital da CVHandling que o governo vai colocar no mercado.

Das oito propostas recebidas, duas foram eliminadas: a da RM Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo LTDA e a da Acciona Aeropuertos S.L.

As duas propostas, segundo o comunicado da Unidade de Acompanhamento do Sector Empresarial do Estado (UASE) não apresentaram “todos os elementos previstos no Artigo 9º do Caderno de Encargos, anexo ao Decreto-Lei n.º 31/2020, de 23 de março e/ou não cumprirem as exigências fixadas no âmbito do processo de privatização, nos termos do Artigo 9.º, n.º 3, do Caderno de Encargos” e, por isso, “foram rejeitados e impossibilitados de aceder à próxima fase”.

Aeroportos mais atractivos

Ao Expresso das Ilhas, Sandeney Fernandes, coordenador da UASE, explica que a privatização da CV Handling e a concessão do Serviço Público Aeroportuário de Apoio à Aviação Civil ao grupo VINCI Airports “têm em comum a ambição do Governo de fazer de Cabo Verde um País Plataforma, com um dos objectivos de impulsionar o desenvolvimento do Hub aéreo”.

Assim, acrescentou Sandeney Fernandes, é neste quadro que o Governo “procedeu à concessão do Serviço Público Aeroportuário de Apoio à Aviação Civil ao grupo VINCI Airports, uma das cinco maiores operadoras de gestão aeroportuária no mundo. Esta concessão representa o maior investimento privado no nosso país, corporizando ganhos para a economia nacional e assegura investimentos nas infraestruturas aeroportuárias cabo-verdianas. Com isso, em consequência, até 2026, espera-se um tráfego de cerca de 1,7 milhões de passageiros embarcados e 20,4 mil aeronaves recebidas nos aeroportos, representando um crescimento de cerca de 74% e 83%, respectivamente, face a 2023”.

“É desta forma que a privatização da CVHandling “casa” com a concessão dos aeroportos e pode torná-la mais atractivos, pois, existe mercado e boas perspectivas e será fundamental existir no país um serviço de handling moderno, competitivo, eficaz e robusto, por forma a dar resposta à procura dos serviços de assistência em escala”.

Vantagens da privatização

“O Governo privatiza a CV Handling para impulsionar o desenvolvimento do Hub aéreo”, adianta Sandeney Fernandes acrescentando que a privatização da empresa traz vantagens como a transformação do país numa “plataforma marítima, aérea, financeira, digital e da inovação, do turismo, da indústria, do comércio, do desporto e da saúde, a eleição, pelo governo, do sector privado como principal driver, na inovação, na valorização das oportunidades económicas e, consequentemente, na diversificação e no crescimento económico inclusivo”, refere.

Além disso, acrescenta o coordenador da UASE, a Zona Especial da Economia Aérea (ZEEA), “ancorada ao Hub Aéreo do Sal, irá atrair interesses de companhias aéreas internacionais a desenvolverem negócios nas diferentes áreas e a proporcionarem a conectividade aérea com os principais Hubs do mundo, contribuindo para o crescimento do mercado, com mais aeronaves, passageiros e carga”, dessa forma a “actividade turística deverá expandir-se e atingir cerca de 3 milhões de turistas em 2030, impulsionando a demanda dos serviços aeroportuários”.

“Com isso, acreditamos que este processo de privatização é vantajoso, por ser fundamental e necessário existir no país um serviço de handling moderno, competitivo, eficaz e robusto, por forma a dar resposta à procura dos serviços de assistência em escala”, conclui.

Quem são os seis finalistas?

A Nigerian Aviation Handling Company, PLC (NAHCO), da Nigéria, é uma empresa líder na prestação de serviços de apoio em terra para a indústria da aviação na Nigéria. Ela desempenha um papel crucial na cadeia de suprimentos da aviação, oferecendo uma ampla gama de serviços essenciais para as companhias aéreas e seus passageiros.

A Swissport International AG, da Suíça, é uma empresa suíça que se destaca como um dos maiores provedores mundiais de serviços aeroportuários e de manuseio de carga aérea. Com uma presença global abrangente, a Swissport oferece uma ampla gama de serviços essenciais para as companhias aéreas e seus passageiros em mais de 290 aeroportos ao redor do mundo.

Quanto à sueca Aviator Airport Alliance AB é uma empresa líder na prestação de serviços aeroportuários, com uma vasta experiência em diversas áreas do sector. A empresa actua em vários países, oferecendo soluções personalizadas e eficientes para atender às necessidades de seus clientes.

Já a Menzies Aviation Limited, da Escócia, é uma subsidiária da John Menzies Ltd., uma empresa com uma rica história que remonta a 1833. Hoje, a Menzies Aviation é reconhecida como um dos maiores fornecedores globais de serviços de aviação, operando em mais de 250 aeroportos em 60 países.

Aviation Ground Handling Services SA, do Zimbabwe, é uma empresa especializada na prestação de serviços essenciais para a operação segura e eficiente de aeronaves em aeroportos.

Por último, a turca Çelebi Aviation Holding é uma das empresas líderes mundiais na prestação de serviços aeroportuários, com uma longa história e uma presença significativa em diversos países. Fundada na Turquia, a Çelebi se expandiu rapidamente para se tornar um player global, oferecendo uma ampla gama de serviços essenciais para a indústria da aviação.

Autoria:Andre Amaral,21 ago 2024 10:23

Editado porSara Almeida  em  19 set 2024 21:21