O processo de privatização da CV Handling entra na sua fase decisiva, com a selecção de quatro empresas internacionais para a apresentação de propostas vinculativas.
Numa conferência de imprensa realizada esta terça-feira, o coordenador da USAE avançou que, no dia 1 de Abril, o relatório da segunda fase foi apresentado ao Conselho de Ministros, que decidiu a qualificação dos concorrentes.
As empresas Swissport (Suíça), Aviator (Islândia), Menzies Aviation (Reino Unido) e Celebi Aviation (Turquia) foram as qualificadas para a última fase, após análise dos requisitos técnicos e financeiros.
Por sua vez, a Nigerian Aviation Holding Company, da Nigéria, ficou para trás.
“Recebemos cinco candidaturas e quatro delas reuniram os critérios exigidos pelo caderno de encargos, nomeadamente experiência comprovada em serviços de handling e solidez financeira”, explicou.
A meta, segundo o Governo, não é apenas a alienação de capital, mas a consolidação de Cabo Verde como um hub aéreo de referência na região.
“O que está em causa vai muito além do encaixe financeiro”, afirmou Sandeney Fernandes.
“Pretendemos garantir um parceiro estratégico que traga inovação, melhore a performance operacional da empresa e contribua para o desenvolvimento económico do país”, disse.
Conforme adiantou, os candidatos terão agora 30 dias para apresentar as suas propostas, prazo esse que poderá ser ajustado para garantir maior competitividade.
Critérios de avaliação
Segundo Sandeney Fernandes, os critérios de avaliação para a fase final incluem o valor proposto para a aquisição de acções, o plano estratégico de desenvolvimento da empresa, a modernização tecnológica e operacional dos serviços, a expansão da malha aérea nacional e a experiência em gestão no sector.
A operação prevê a venda de até 51% do capital social a um parceiro estratégico, mantendo a ASA como accionista remanescente.
Está ainda prevista a alienação de até 5% das acções aos trabalhadores da empresa e igual percentagem aos emigrantes, através da Bolsa de Valores.
“Temos investimentos em curso, nomeadamente em São Vicente, e a concessão dos aeroportos já trouxe um operador internacional de peso. A privatização da empresa de handling completa esse ecossistema e fortalece o nosso posicionamento enquanto plataforma aérea estratégica”, considerou.
O processo de privatização da CV Handling iniciou-se em Fevereiro de 2024, e a previsão era que o processo fosse concluído em aproximadamente seis meses.
Fundada em 2014, a CV Handling detém exclusividade na prestação de serviços de assistência ao transporte aéreo até que cada aeroporto atinja um determinado volume de tráfego, destacando-se como uma peça fundamental no desenvolvimento do sector aéreo e na economia do país.
Com 498 trabalhadores, a empresa assistiu 1,2 milhões de passageiros nos aeroportos nacionais em 2023 e prevê chegar a 2,3 milhões em 2030. Assistiu 13 mil aeronaves no ano passado e espera chegar às 27 mil dentro de seis anos.
Os candidatos finais
A Swissport International AG é uma empresa global que oferece serviços de assistência em solo e manuseio de carga para companhias aéreas. A empresa actua em centenas de aeroportos ao redor do mundo e está presente em mais de 40 países.
Já a Aviator Airport Alliance AB é uma empresa especializada em serviços aeroportuários no norte da Europa, oferecendo uma ampla gama de soluções para companhias aéreas e aeroportos com foco na Escandinávia e países nórdicos como Suécia, Noruega, Dinamarca, Finlândia, Islândia e Letónia.
Também especializada no sector, a inglesa Menzies Aviation Limited opera em mais de 300 aeroportos em mais de 65 países em seis continentes.
A Menzies Aviation é igualmente uma parceira estratégica da IATA e atende mais de 500 clientes de aviação, incluindo companhias aéreas internacionais, aeroportos e empresas de logística.
A Çelebi Aviation Holding é uma empresa global de serviços de aviação, fundada em 1958 como a primeira empresa privada de serviços de assistência em terra na Turquia. A empresa opera em mais de 60 estações em 6 países e 3 continentes.
O procedimento, acrescenta a UASE, seguirá, agora, os respectivos trâmites subsequentes, nos termos previstos no Caderno de Encargos e nos demais documentos reguladores do mesmo, tendo em vista a selecção do parceiro estratégico para a CV Handling.