O encontro realizou-se por iniciativa da Câmara de Comércio do Barlavento (CCB) e, segundo Liza Vaz, teve como propósito socializar as alterações introduzidas no OE ao nível das regras e medidas fiscais.
Trata-se de um workshop que, de acordo com a mesma fonte, está a ser promovido em todas as ilhas, com vista a recolher as preocupações do empresariado e a esclarecer dúvidas.
“Se o operador não conhece as normas, não as consegue aplicar. Por isso, é extremamente importante, para a gestão dos negócios, conhecer as regras fiscais. É fundamental estar informado para aproveitar as oportunidades”, reforçou.
Acrescentou ainda que existem muitos incentivos que, por vezes, passam despercebidos, bem como várias matérias “importantes que ajudam a prevenir litígios”.
Relativamente às vantagens previstas no OE, Liza Vaz assegurou que são diversas, destacando a redução da taxa do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Colectivas (IRPC), que passa de 21% para 20%.
A Directora Nacional de Receitas do Estado referiu também os incentivos destinados aos emigrantes com regresso definitivo, a vertente das pequenas encomendas, a importação de viaturas e as novidades no sector do emprego, entre outras medidas.
No que respeita à prevenção de litígios, alertou para a importância do cumprimento dos prazos, de modo a evitar coimas, e para a observância dos prazos destinados à apresentação de reclamações.
Para além de São Vicente, o evento foi igualmente acompanhado por empresários de São Nicolau, que assistiram através da plataforma Zoom.
homepage








