Destaques da edição 853 – 4 de Abril

PorExpresso das Ilhas,4 abr 2018 0:25

Nesta edição, o Expresso das Ilhas dá destaque à entrevista com Amadeu Cruz, Secretário de Estado Adjunto da Educação: A qualidade do ensino também influencia a produtividade e a competitividade da nossa economia.

“Estou aqui porque acredito. Primeiro, acredito que o programa do governo é viável e vai contribuir para a melhoria da qualidade de vida de todos os cabo-verdianos. Depois, também acredito que posso dar a minha contribuição. E ao fazê-lo, estou a dar o meu contributo para o meu país”. Na primeira entrevista desde que tomou posse como secretário de estado adjunto da educação, Amadeu Cruz aceitou o desafio de explicar a visão que tem para o sector da educação em Cabo Verde, principalmente o ensino superior. Qualidade, integração no mundo, produtividade e sustentabilidade financeira são alguns dos temas chave desta conversa.

Também neste número, Num país em seca, menos desemprego e 40% “inactivos”. Menos desemprego é sempre um bom sinal. E outros sinais positivos são trazidos nas estatísticas de emprego de 2017. Contudo, a par da descida da taxa de desemprego, de 15% para 12,2%, houve igualmente uma descida da taxa de emprego e um aumento de quase 20.000 pessoas a engrossar o número de inactivos, particularmente no meio rural. Cabo Verde tem (novamente) uma taxa de inactividade que se situa acima dos 40%, segundo os números divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Estatística, no seu relatório sobre os indicadores do mercado de trabalho 2017.

Ainda a participação no capital social do Afreximbank: INPS avança para primeiro investimento fora de Cabo Verde. O Instituto Nacional de Previdência Social deverá participar no capital social do Afreximbank com um investimento de 600 mil contos, o primeiro investimento no mercado internacional. A proposta é do Conselho Directivo, órgão tripartido de gestão do INPS, no entanto, o processo está ainda no início, com várias etapas pela frente, a começar pela aceitação do Governo e a autorização do Banco de Cabo Verde. Porquê o Afreximbank? Primeiro, porque o INPS já é accionistas de dois dos bancos comerciais da nossa praça, segundo, pela avaliação efectuada, trata-se de um banco que dá garantia de segurança e com um historial de resultados acima da média dos resultados a nível nacional”, diz ao Expresso das Ilhas Orlanda Ferreira, Presidente da Comissão Executiva do INPS.

Contas do INE: PIB cresceu 4,7% no último trimestre de 2017. Em conferência de imprensa, Miguel Monteiro, secretário-geral do MpD, mostrou-se convicto que “o governo tudo fará para continuar a aumentar o ritmo de crescimento que nós temos”. “Acreditamos piamente que é possível chegar aos 7%”, disse.

Na cultura, Djô da Silva: “A mim o KJF nunca deu lucro e estou convencido que nunca irá dar”. Descreve-se como um amante do mar. Não consegue viver muito tempo longe deste e a pesca é um dos seus principais hobbies. Mas a sua vida é a música. “O meu maior prazer é descobrir um artista e compartilhá-lo com os outros”, diz. Estivemos á conversa com o patrão da Harmonia e o homem que muitos acreditam ter o toque de midas; afinal é o criador das marcas cabo-verdianas mais conhecidas internacionalmente. O Kriol Jazz Festival Praia é uma delas e completa este ano uma década de existência. O número redondo serviu-nos de pretexto para revisitar os primórdios mas também o futuro do mais internacional dos festivais de música de Cabo Verde, e que a 14, 19, 20 e 21 de Abril volta a trazer jazz crioulo a Praia, Cidade da Música.

No interior, a opinião de Casimiro de Pina, Marxismo: o mal absoluto que deve ser extirpado do planeta; de Maria Odette Pinheiro, A autonomia da mulher para a redução da pobreza no seio familiar; e de João Cardoso, Avião é Pássaro.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,4 abr 2018 0:25

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  4 abr 2018 14:12

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.