Destaques da edição 867 – 11 de Julho

PorExpresso das Ilhas,11 jul 2018 6:17

Nesta edição, o Expresso das Ilhas dá destaque Inoweze Ferreira, Director Geral da UNITEL T+: Sem banda larga livre não vale a pena falar em economia digital.

Formado em Relações Internacionais e Ciências Políticas, com um MBA pela London Business School e com doze anos de experiência no sector das telecomunicações, Inoweze Ferreira é o Director Geral da UNITEL T+, desde Novembro do ano passado, cargo que assumiu com o objectivo de consolidar a marca no arquipélago. O contrato de gestão das infra-estruturas do Estado, o mercado concorrencial, os desafios que o sector atravessa e o futuro tecnológico de Cabo Verde são alguns dos temas abordados nesta entrevista ao Expresso das Ilhas.

Também neste número, Pedro Morais, Presidente da Câmara Municipal de Ribeira Brava: “Temos de transformar a História de São Nicolau em valor, em produto para vender”. Trazer para o presente, a História (e estórias) de São Nicolau é para Pedro Morais um imperativo para promover o seu município que aí encontra, a par com as suas gentes, a sua maior riqueza. E mais do que “reabilitar património para ficar de pé”, interessa é pensá-lo como entidade aberta e dinâmica que traz sustentabilidade às populações. Do turismo, à descentralização, e passando, num município “90% agrícola”, por este sector primário, em conversa ao Expresso das ilhas, o presidente da Câmara Municipal de Ribeira Brava fala das dificuldades que o município enfrenta e suas múltiplas necessidades mas também na perspectiva optimista que tem sobre o seu futuro. É que com o envolvimento de todos, as respostas são possíveis, acredita.

GOTA D’ÁGUA: Uma história de empreendedorismo na ilha de Monte Cara. Não é fácil ser empresário em Cabo Verde. Quando não são os problemas de financiamento, ou de acesso à energia e água, são os bloqueios burocráticos. E quando não é um nem outro, vem a natureza e dificulta ainda mais a vida de quem quer investir. Mas nenhum destes escolhos assusta Amílcar Lopes, o empreendedor por trás da agro-indústria Gota D’Água em São Vicente.

GAO reconhece descida da dívida, mas deixa alertas. Comunicado final do Grupo de Apoio Orçamental aponta para uma redução do crescimento este ano. Mas há ainda recados e avisos, por um lado, lê-se no documento, continua o risco de endividamento, por outro, há critérios para o apoio orçamental que não estão a ser cumpridos.

SINAPOL: Há um clima de “vingança e terror sobre os profissionais da Polícia Nacional”. Saída da equipa liderada por Emanuel Estaline da Direcção Nacional da PN, aumento salarial, pagamento de horas extra e redução da carga horária para 41 horas semanais são algumas das reivindicações do Sindicato Nacional da Polícia (SINAPOL). Ministro da Administração Interna já tinha garantido aumento salarial em 2019.

Cimeira CPLP: Futuro do IILP em cima da mesa. Uma das possibilidades é o desaparecimento do Instituto Internacional da Língua portuguesa, e a assunção das funções do IILP “por outro tipo de organismos no quadro da CPLP”, diz o Presidente da República Jorge Carlos Fonseca.

No interior, a opinião de José Almada Dias, Portugal campeão da Europa (e do mundo) de… turismo; de César Monteiro, a segunda parte da trajectória musical de Eutrópio Lima da Cruz e de Manuel Brito-Semedo, Sereias, Tritões & Piratas das ilhas.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,11 jul 2018 6:17

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  1 abr 2019 23:22

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.