Destaques da edição 870

PorExpresso das Ilhas,1 ago 2018 6:05

Nesta edição, o Expresso das Ilhas dá destaque à entrevista com José Luís Sá Nogueira PCA da Cabo Verde Airlines: Sem aviões não há uma companhia aérea, nem Hub, nem nada.

José Luís Sá Nogueira é o presidente do Conselho de Administração da Cabo Verde Airlines (antiga TACV) desde Maio de 2016. Nestes dois anos à frente da transportadora aérea nacional foram muitos os desafios enfrentados. Nesta entrevista ao Expresso das Ilhas, o PCA fala de tudo: dos problemas encontrados, das soluções pensadas – umas concretizadas, outras não –, da falta de aviões, do modelo de negócio Hub, do contrato de gestão assinado com a IcelandAir, dos despedimentos, das razões por trás do fim dos voos domésticos e do futuro da empresa pós privatização.

Também neste número, os dados do INE: PIB cresce 3,4% no primeiro trimestre. Saído com atraso, o relatório das Contas Nacionais Trimestrais mostra sinais de abrandamento económico. Depois dos 4,7% no último trimestre de 2017, o crescimento do Produto Interno Bruto no período homólogo deste ano ficou pelos 3,4%.

Filipe Themudo Barata: “Se Cabo Verde não é capaz de organizar um discurso histórico, alguém será capaz”. Professor da Universidade da Universidade de Évora, Portugal, investigador na área de património, com passagens frequentes por Cabo Verde, onde já deu aulas, Filipe Themudo Barata é um crítico da forma como o mundo anda a tratar a história. De passagem pelo Campus África, na Universidade de La Laguna, conversou com o Expresso das Ilhas e a Rádio Morabeza sobre a importância de preservar a memória.

Saúde: Tutela reafirma aposta na abordagem “One Health”. É uma abordagem recomendada pela Organização Mundial da Saúde e que interliga vários sectores relacionados à saúde pública como forma de facilitar e acelerar as soluções. Arlindo do Rosário garante que o Governo de Cabo Verde tem-se empenhado fortemente na estratégia. O Observatório de Saúde é um dos mecanismos que deverá ser colocado ao serviço da abordagem Uma só Saúde.

Planalto Leste: Governo anuncia investimento de 60 mil contos. Depois do incêndio que fez desaparecer 200 hectares de floresta em 48 horas, autoridades apontam para uma recuperação que vai levar cinco anos. Entretanto, a Polícia Judiciária (PJ) deteve na segunda-feira, em Porto Novo, um homem suspeito de ser o autor do fogo posto.

Africa Endeavor no Sal: EUA aprofundam cooperação militar com África. Militares de mais de 40 países africanos e dos Estados Unidos da América estão reunidos em Santa Maria, com a segurança cibernética a ocupar o centro dos trabalhos. Evento decorre até ao próximo dia 3 deste mês.

No interior, a opinião de Eurídice Monteiro, Do outro lado da rua; de Benfeito Mosso Ramos, A Constituição e as bases militares estrangeiras na era da “modernidade líquida”; e de Arsénio de Pina, Como fiz o que pude como João Semana nas ilhas cabo-verdianas.

Autoria:Expresso das Ilhas,1 ago 2018 6:05

Editado porDulcina Mendes  em  2 ago 2018 7:16