Artigos sobre Campus África
Campus África abre concurso de bolsas para edição de 2022
A organização do Campus África abriu o processo de candidaturas às bolsas de estudo para participação na edição deste ano do evento científico, organizado pela Universidade de La Laguna (ULL), em Tenerife, ilhas Canárias. Vão ser beneficiados 30 jovens cabo-verdianos.
“A conectividade aérea é primordial para o desenvolvimento, internacionalização e criação de emprego”
No rescaldo de mais uma edição do Campus África, a responsável pela acção externa do Cabildo de Tenerife, ilha que acolhe o evento promovido pela Universidade de La Laguna, explica o apoio dado ao programa científico, colocando-o como parte de uma agenda de cooperação virada para o desenvolvimento. Empenhada no fortalecimento das relações com Cabo Verde, Liskel Álvarez lamenta a falta de um voo directo entre os dois arquipélagos e garante que o governo da ilha está a trabalhar junto das companhias aéreas para a retoma das ligações regulares.
“A sociedade tem dificuldade em compreender que os seres humanos não conseguem lidar com a natureza”
Mudanças climáticas e globalização na génese de ameaças à saúde pública mundial. Cidades com grande concentração de pessoas e baixa cobertura vacinal são preocupação na actual pandemia.
“A colaboração científica relacionada com as doenças infecto-contagiosas deve ser uma prioridade”
Co-organizador do Campus África, José Gomes Soliño, da Universidade de La Laguna, fala da edição 2021 e analisa o fortalecimento de laços de cooperação científica no espaço da Macaronésia.
Ambiente e saúde. As crises que motivam o Campus África
Mudanças climáticas e pandemia servem de mote à quarta edição do evento científico em Tenerife, Canárias.
Destaques da edição 870
Nesta edição, o Expresso das Ilhas dá destaque à entrevista com José Luís Sá Nogueira PCA da Cabo Verde Airlines: Sem aviões não há uma companhia aérea, nem Hub, nem nada.
Terminou a terceira edição do Campus que quer "preparar o futuro"
Duas semanas e meia depois, esta sexta-feira, várias dezenas de bolseiros, de diferentes países africanos, regressam a casa, concluído que está o Campus África, em Tenerife. A organização faz um balanço positivo da terceira edição.
"Já não existe identidade única" - Vera Duarte
Mulher das letras, jurista, desde sempre comprometida com os direitos humanos, Vera Duarte passou pelo Campus África para uma conversa sobre literatura cabo-verdiana. No final, falou com o Expresso das Ilhas sobre palavras escritas, sim, mas também sobre tantas outras coisas.
Investigadora cabo-verdiana estuda impacto dos media na sociedade
A professora e investigadora da Universidade de Cabo Verde (UniCV), Teresa Ramos Correia, conquistou um dos prémios do Campus África 2018. A docente, da área de comunicação social, foi galardoada com o Prémio CINFA, por um projecto de investigação na área da educação para os media.
"É fundamental que a universidade esteja aberta ao mundo" - Antonio Martinón Cejas
Uma universidade que seja ponte entre três continentes. É com esta a visão que Antonio Martinón Cejas, reitor da Universidade de La Laguna (ULL), em Tenerife, encara o futuro de uma instituição que, com um passado de 226 anos, quer construir o futuro na rota da internacionalização.
“Temos que virar ainda mais o discurso para a ciência” – Casimiro Vizzini
Casimiro Vizzini, da Divisão de Políticas Científicas e Capacitação da UNESCO em Paris, defende um aprofundamento da aposta na ciência, como motor de desenvolvimento. Ao Expresso das Ilhas, em Tenerife, o especialista explica que a criação de uma mentalidade científica é um dos objectivos da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
“As línguas evoluem e quem toma as decisões são os falantes” - Darío Villanueva
O Espanhol é uma das línguas mais faladas do mundo. Partiu de Espanha mas já é sua propriedade. Cada país hispânico adoptou-a e tornou-a sua. À margem do Campus África, o Expresso das Ilhas conversou com Darío Villanueva, director da Real Academia Espanhola, sobre uma língua em evolução.
“Os alunos que só sabem crioulo, o resultado é o isolamento”
Viaja com frequência a Cabo Verde, onde já deu aulas. Professor da Universidade de Évora, Portugal, investigador na área de património, Filipe Themudo Barata analisa a importância da memória e o peso da língua na aquisição do conhecimento. Leia um excerto da entrevista gravada em Tenerife e que poderá ler na íntegra, em breve, na edição impressa do Expresso das Ilhas.
Estados europeus olham “sem entusiasmo” para Macaronésia – Paulino Rivero
Portugal, Espanha e a própria União Europeia encaram a aproximação dos arquipélagos da Macaronésia com algumas reservas. Posição expressa esta segunda-feira, ao final da tarde, no Parlamento das Canárias, pelo ex-Presidente do governo da região autónoma espanhola, Paulino Rivero.
"A internacionalização e a cooperação têm sido a salvação da UniCV" - reitora
A reitora da Universidade de Cabo Verde encara o Campus África como uma oportunidade de internacionalização da universidade pública cabo-verdiana, factor que considera fundamental para a sustentabilidade da própria instituição.
Universitários africanos juntos num "encontro de interculturalidade"
Em San Cristobal de La Laguna já arrancou o Campus África. Seis dezenas de cabo-verdianos integram o grupo de bolseiros do campo de verão, organizado pela Universidade de La Laguna. Esta manhã falou-se de história e construção identitária, numa iniciativa que quer promover o diálogo entre povos da sub-região.
Regressa o Campus África, por uma ‘Macaronésia do conhecimento’
Bolseiros debatem desenvolvimento sustentável, património cultural e saúde
Edição 865 – 27 de Junho
Expresso das Ilhas nas bancas esta quarta-feira
mais