Destaques da edição 887

PorExpresso das Ilhas,28 nov 2018 0:24

3

Nesta edição, o Expresso das Ilhas dá destaque à entrevista com o ministro das finanças Olavo Correia: Temos de produzir mais para fazer face à nossa ambição.

Produção, produção e produção, esta é a palavra de ordem do Orçamento do Estado para o próximo ano, que começa a ser debatido no Parlamento na próxima quinta-feira. Para produzir, o Estado tem de criar as oportunidades e os privados têm de assumir o risco do investimento. As grandes opções do OE2019, e as razões para essas escolhas, são explicadas por Olavo Correia, nesta grande entrevista ao Expresso das Ilhas.

Também neste número, o comissário europeu Carlos Moedas: “A Europa precisa de Cabo Verde e Cabo Verde precisa da Europa”. O comissário europeu da Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, passou por Cabo Verde na semana passada. Na Praia, anunciou o reforço da participação de cientistas cabo-verdianos em programas financiados pela União Europeia. Em São Vicente, assinou com o Governo um documento que abre portas à cooperação na área da investigação marinha. À margem do programa de três dias, falou com o Expresso das Ilhas e Rádio Morabeza sobre os novos caminhos da cooperação europeia e os desafios do mundo digital.

Falemos de Masculinidades. Há já vários anos que o tema Igualdade de Género saltou para a agenda pública e ganhou a atenção de académicos, governantes, ONGs, comunicação social e também da sociedade civil fora do âmbito das organizações. Até aqui, naturalmente, o foco tem estado nas mulheres quer como vítimas de um sistema patriarcal e opressor quer como protagonistas das lutas feministas e que, a partir do seu legítimo lugar de fala, têm denunciado as violências sofridas. Agora, lá fora, começam a ser destacados estudos de género em que os homens são o objecto de pesquisa e conceitos como Nova Masculinidade ou Masculinidade Frágil emergem. Em Cabo Verde já se começa também a alargar as pesquisas à volta de questões de género ao masculino, lançando um olhar mais analítico aos homens e às masculinidades.

Privatização: Loftleidir compra Cabo Verde Airlines. A compra de 51% do capital da TACV, agora Cabo Verde Airlines, vai permitir à Loftleidir Cabo Verde – subsidiária da Loftleidir Icelandic e compradora da companhia aérea nacional – recriar em Cabo Verde o modelo de stop-over que a Icelandair tem na Islândia.

Andrés Pastrana, presidente da IDC: Narco-terrorismo: “problema global” a ser combatido por todos. O presidente da Internacional Democrata do Centro (IDC) quer criar consciência entre os partidos políticos a nível mundial que o terrorismo é um problema global para dar combate a esse “inimigo” comum, que “vem destruindo o mundo”.

No interior, a opinião de Eurídice Monteiro, Nós e o mar; e de Manuel Brito-Semedo, Semear livros à mão cheia.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,28 nov 2018 0:24

Editado porDulcina Mendes  em  28 nov 2018 17:01

3

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.