Edição 1220

PorExpresso das Ilhas,16 abr 2025 0:00

Destaque de manchete, esta semana, com a notícia sobre o naufrágio do navio Nhô Padre Benjamim ao largo de São Nicolau.

O navio afundou ao largo da Preguiça quando fazia a viagem entre o Sal e São Nicolau. Naufrágio causa constrangimentos a vários sectores económicos que ficam sem um meio para transportar cargas de grande dimensão entre as ilhas. Autoridades vão investigar as causas do naufrágio. Todas as pessoas que estavam a bordo estão a salvo.

Igualmente em destaque está a entrevista com o Cardeal Dom Arlindo Furtado, Bispo da Diocese de Santiago.

Por ocasião da Semana da Páscoa, o Cardeal Dom Arlindo Furtado incentivou os cristãos a reconhecer Jesus Cristo como o modelo para também eles cumprirem as suas obrigações neste mundo por amor. Em entrevista ao Expresso das Ilhas o Cardeal fala do papel da Igreja na nossa sociedade e exorta os cabo-verdianos a se empenharem em fazer uma gestão mais racional daquilo de que dispõem “porque em Cabo Verde há um grande défice de gestão dos meios que temos disponíveis”.

Na capa desta semana do Expresso das Ilhas há mais uma entrevista em destaque, desta vez com Pedro Gomes Soares, CEO do Banco Interatlântico.

Vivem-se novos tempos, que também mexem com os bancos, como refere o CEO do Banco Interatlântico ao Expresso das Ilhas. Da viagem pela história da instituição, até aos desafios e às oportunidades que para o sector bancário cabo-verdiano, a entrevista com Pedro Gomes Soares, Presidente da Comissão Executiva do Banco Interatlântico, S.A.

Realce igualmente para o Relatório de Actividades do Tribunal Constitucional que encerrou o ano de 2024 com uma redução significativa do número de processos pendentes, alcançando um dos principais objectivos estratégicos da instituição — a melhoria contínua da sua eficiência e celeridade na tramitação processual.

Nesta edição abordamos, também, a questão da habitação social na ilha do Sal.

O que foi outrora uma paisagem de chapa e papelão em terra batida, sem água nem luz, deu lugar a uma malha urbana desenhada a régua e esquadro, com estradas calcetadas, passeios e já vários edifícios. Depois do desmantelamento do Alto São João, e realojamento dos seus moradores - um processo considerado “um sucesso” – está ainda em curso a “mudança” do Alto Santa Cruz. A paisagem é já bem diferente, mas ainda há um lago de construções informais à espera de solução e que custa a delimitar. O processo é complexo, e ao Programa de Realojamento juntam-se outros para a pretendida habitação digna e erradicação das barracas. Entre sucessos reconhecidos e os problemas que ainda persistem, este é um quadro inacabado com gente dentro.

A ler, igualmente, o artigo de opinião ‘A Língua é do Falante’, da autoria de Ondina Ferreira.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,16 abr 2025 0:00

Editado porAndre Amaral  em  16 abr 2025 6:22

pub.

Rotating GIF Banner

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.