EUA suspendem por 90 dias aplicação de sanções à Huawei

PorExpresso das Ilhas, Lusa,21 mai 2019 8:14

Os EUA suspenderam por três meses as proibições que afectam a Huawei, que vai assim poder utilizar componentes e programas informáticos norte-americanos antes da aplicação efectiva das sanções contra o grupo chinês.

Na segunda-feira, o Governo norte-americano pareceu querer acalmar a tensão com os chineses, ao decidir este período transitório de 90 dias, que pode ser aproveitado pela Huawei e os seus parceiros comerciais para se adaptarem.

"Esta autorização geral temporária dá (ao sector) tempo para se reorganizar e ao Departamento (do Comércio) a possibilidade de determinar as medidas apropriadas a longo prazo para as empresas de telecomunicações norte-americanas e estrangeiras, que hoje se servem dos equipamentos da Huawei para alguns serviços essenciais", indicou o secretário do Comércio, Wilbur Ross, em comunicado. 

Em resumo, esta decisão vai permitir aos utilizadores de equipamentos Huawei continuar a utilizá-los.

Em contexto de guerra comercial entre Pequim e Washington, o Presidente norte-americano, Donald Trump, decidiu na semana passada interditar as exportações de produtos tecnológicos norte-americanos para algumas empresas consideradas "de risco" para a segurança nacional. O conglomerado Huawei encontrou-se assim na lista negra de Washington. 

Google e principais tecnológicas dos EUA suspendem negócios com Huawei

As principais empresas de tecnologia dos Estados Unidos, incluindo a Google, começaram no domingo a suspender os negócios com a gigante chinesa de telecomunicações Huawei, em resposta às directrizes do Presidente norte-americano. De acordo com fontes citadas pela Bloomberg, a Alphabet, empresa-mãe da Google, já decidiu cortar o fornecimento de equipamentos informáticos e alguns serviços de programação para a gigante de telecomunicações.

A Google, cujo sistema Android equipa a imensa maioria dos 'smartphones' no mundo, anunciou no domingo que ia cortar as ligações com a Huawei, o que teria por resultado impedir o grupo chinês de aceder a alguns serviços do Android e das suas aplicações Gmail ou Google Maps.  

Esta decisão afectaria uma série de empresas norte-americanas, das vendedoras de programas informáticos às produtoras de semicondutores que fornecem a Huawei.  

Esse grupo chinês é não apenas o número dois dos 'smartphones'. Mas também um dos líderes dos equipamentos das redes de telecomunicações.   

Presente em 170 dias, o grupo é suspeito pelos EUA de espionagem em proveito de Pequim, que teria largamente contribuído para a sua ascensão internacional. Washington já tinha proibido aos seus militares a utilização de equipamentos Huawei, a qual desmente firmemente qualquer espionagem.  

Washington receia que o grupo seja um "cavalo de Troia" da China, devido designadamente ao passado militar do seu patrão. E, em especial, a uma lei, votada em 2017, que obriga as grandes empresas chinesas a cooperarem com os serviços de informações do país. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,21 mai 2019 8:14

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  13 fev 2020 23:21

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.