Telescópio espacial James Webb atingiu configuração final

PorExpresso das Ilhas,15 jan 2022 10:19

O espelho principal do telescópio, com um diâmetro de 6,5 metros, é demasiado grande para caber inteiro no foguetão que lançou o James Webb, por isso teve que ir dobrado em duas partes, a segunda das quais foi aberta na manhã de sábado.

O telescópio espacial James Webb atingiu este sábado,8, a sua configuração final e está pronto para começar a funcionar, o que deverá acontecer dentro de cerca de cinco meses, anunciou a agência espacial norte-americana.

O espelho principal do telescópio, com um diâmetro de 6,5 metros, é demasiado grande para caber inteiro no foguetão que lançou o James Webb, por isso teve que ir dobrado em duas partes, a segunda das quais foi aberta na manhã deste sábado, disse a NASA. As equipas da agência espacial continuam a fixar o espelho em mais uma fase da instalação do telescópio, cujo escudo térmico também foi instalado no princípio da semana passada.

Antes de estar operacional, de acordo com o jornal Público, o telescópio terá que atingir a sua posição orbital definitiva, a 1,5 milhões de quilómetros da Terra, e todos os seus instrumentos científicos terão que arrefecer antes de serem calibrados.

O mais poderoso telescópio espacial de sempre deverá observar as primeiras galáxias, formadas 200 milhões de anos após o princípio do Universo.

O James Webb é pilotado a partir da cidade norte-americana de Baltimore, na costa Leste dos Estados Unidos, a partir de onde a NASA difundiu em directo sábado passado imagens da sala de controlo, onde os engenheiros da agência aplaudiram entusiasticamente o anúncio de que o telescópio está instalado.

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1050 de 12 de Janeiro de 2022. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,15 jan 2022 10:19

Editado porDulcina Mendes  em  10 out 2022 23:29

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.