Publicado há dois dias, o vídeo da aventura em terras crioulas já conta 26 mil visualizações e 754 partilhas e está a colher elogios pela edição e montagem e a despertar a curiosidade de internautas, que fazem várias perguntas sobre Cabo Verde, sobre Santo Antão e a experiência da caminhada. O viajante procura agora quem faça a tradução das legendas para o Português, tendo conseguido entretanto uma voluntária para a tradução para Língua Cabo-verdiana.
Responde pelo nome de Capitaine Rémi, tem 31 anos e é um aventureiro. Um viajante que a cada canto que visita busca experiências que enriqueçam a viagem para depois mostrar o destino escolhido de uma forma original e apelativa a outros turistas.
Foi em Janeiro de 2015 que o jovem “capitão” decidiu lançar-se à aventura e atravessar o mundo. Porém, as viagens não seriam passeios turísticos básicos.
“Tenho realizado estes desafios nos quatro cantos do mundo como forma de viver experiências inesquecíveis e fazer descobertas maravilhosas”, explica no seu site capitaineremi.com onde também esclarece o titulo de capitão: “eu decidi ser o capitão da minha vida. Escrevi uma lista de sonhos e saí pelo mundo a viver experiências extraordinárias e a realizar os desafios”.
Os desafios são bastante diversos e já incluem feitos como infiltrar-se no carnaval de Barranquilla (Colômbia), correr na maratona de Cuba, caminhar num glaciar na Islândia ou atravessar o atlântico num veleiro, tendo já visitado nestes três anos mais de dez países, entre os quais Austrália, Indonésia, Japão, Marrocos e Sri Lanka.
Cabo Verde já tinha estado na rota do aventureiro aquando da travessia do atlântico, em 2014, num percurso partindo de Mindelo (São Vicente) e que incluiu Barbados e a Martinica. A viagem ficou registada em vídeo e também em livro, "Et si je traversais l'Atlantique en voilier" (à venda no Amazon).
Desta vez Capitaine Rémi escolheu Santo Antão que, na companhia de um primo, percorreu a pé durante dez dias. Foram 113 quilómetros, acompanhados por um drone que registou as maravilhosas paisagens da ilha.
A travessia de Santo Antão a pé é o terceiro desafio daquele que o viajante intitulou “O Desafio das 4 Ilhas” e que contempla também travessia da Reunião a pé, da Islândia de carro e da ilha grega Courfou em caiaque (esta última ainda por realizar). Este desafio dos quatro países insulares resulta da vitória num concurso promovido pelo Aeroporto de Lyon mas, as restantes aventuras têm sido financiadas com o lucro obtido da venda de uma startup que criou, e também com recurso a boleias e outras oportunidades gratuitas.