7 Coisas que nos fazem sentir mais felizes

PorExpresso das Ilhas,15 abr 2019 13:17

Qual o segredo para uma mente cheia de pensamentos felizes? Há pesquisas feitas para o saber e os genes são parte da resposta. Mas há também uma boa parte de DIY (do it yourself) e a revista Time fez uma lista. Nós deixamos-lhe aqui algumas das indicações apontadas por investigadores.

Gratidão. Mostrar gratidão por aquilo que temos é um poderoso gatilho para sentir-se feliz. Especialistas garantem que sentir-se grato faz de nós melhores pessoas e melhora as nossas relações interpessoais. E até recomendam um exercício: todas as noites, antes de dormir, anotar três coisas boas que lhe aconteceu durante esse dia. A sensação de gratidão e satisfação irá aflorar.


Faça aquilo de que gosta o mais que puder. Usar os nossos pontos fortes, as nossas maiores qualidades, a nosso favor contribui para aumentar a nossa felicidade. “ Pense na melhor versão possível de ti e caminhe nesse sentido”, recomendaram os pesquisadores desse estudo.


Dinheiro é bom, mas há coisas melhores para a felicidade. Dinheiro traz felicidade, sim. Mas quem quiser ser mais feliz não precisará necessariamente de mais dinheiro. Fazer bom uso do seu tempo e energia resultam melhor. Os especialistas dizem que há uma quantia média de dinheiro a partir da qual por mais que se acrescente mais dinheiro esse não terá influência directa no sentir-se bem. Isso virá das pequenas coisas ao longo do dia.


Saborear/apreciar. Tirar tempo para apreciar as coisas boas da vida é um dos segredos das pessoas mais felizes. Uma das maneiras de o fazer é “viajar no tempo”. Ou seja, voltar aos bons momentos vividos, recordar as sensações prazerosas e as pessoas com quem as partilhamos. Mas viver plenamente o momento e a experiência presente são também essenciais. Não deixar a mente vagar quando se está num momento positivo.


Dar. Os especialistas garantem que dar nos faz mais felizes do que receber. Fazer voluntariado nos deixa mais felizes e assim sendo pode ser uma das maneiras mais generosas de se ser egoísta. “Fazer coisas boas pelos outros hoje pode te tornar mais feliz pelo resto da semana”. A conclusão é de cientistas.


image

Seja o mais optimista que puder. Optimismo é fundamental e por isso experts recomendam que o sejamos até ao limite do exagero. Uma alta dose de pensamento positivo e autoconfiança resultam em maiores chances de sucesso nas relações amorosas e no trabalho.


Melhor frequência do que intensidade. Muitas pequenas coisas boas é o caminho para a felicidade. É preferível ter muitos desses “little pleasures” do que um raro “grande momento”. Por isso, “pare de pensar em grandes eventos que poderão fazê-lo vibrar. São os pequenos prazeres do dia-a-dia que trazem contributos duradoiros á nossa felicidade. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,15 abr 2019 13:17

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  15 abr 2019 13:17

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.