Covid-19: Museus disponibilizam visita online para quem está de quarentena

PorExpresso das Ilhas,16 mar 2020 9:44

A Google Arts&Culture fez uma parceria com mais de 500 museus e galerias de todo o mundo. Quem estiver de quarentena, pode visitar as melhores colecções de arte de forma gratuita. O museu Van Gogh, em Amesterdão, a Galeria Nacional de Arte, em Londres, o Museu Calouste Gulbenkian e o Museu Colecção Berardo são alguns dos museus que pode ver, sem sair de casa.

Alguns disponibilizam “vista de rua”, que permite ao utilizador passear pelo museu da mesma forma que passeia pelas ruas do Google Maps. O Expresso.Pt sugeriu 15 lugares, para aqueles que não sabem por onde começar a visita:

1. MUSEU BRITÂNICO, LONDRES

O museu foi fundado em 1753. A sua colecção permanente inclui peças como a Pedra de Roseta e os frisos do Partenon de Atenas, além das famosas Múmias Egípcias. Para além das fotografias disponíveis, pode fazer um passeio virtual.

2. MUSEU GUGGENHEIM, NOVA IORQUE

O museu disponibiliza obras de arte das eras impressionistas, pós-impressionistas, modernas e contemporâneas.

3. GALERIA NACIONAL DE ARTE, WASHINGTON, D.C.

Neste museu poderá ver duas exposições: uma sobre a moda americana desde 1740 até 1895 e outra com várias obras do pintor holandês Johannes Vermeer.

4. MUSEU D’ORSAY, PARIS

As colecções do museu apresentam principalmente pinturas e esculturas da arte ocidental do período compreendido entre 1848 e 1914.Entre outras, estão aí presentes obras de Van Gogh, Cézanne, Degas, Maurice Denis, Odilon Redon.

5. MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA, LISBOA

Foi criado em 1884 e está alojado no Palácio do Alvor há quase 130 anos. O Museu Nacional de Arte Antiga alberga a mais importante coleção pública de arte e tem o maior número de peças consideradas tesouro nacional. Pode visitar quase 40 mil itens, desde quadros, esculturas, bem como obras de arte vindas da Europa, África e do Oriente.

6. MUSEU NACIONAL DE ARTE MODERNA E CONTEMPORÂNEA, SEUL

É o museu mais popular da Coreia do Sul. São seis andares de arte contemporânea de todo o mundo.

7. MUSEU PERGAMON, BERLIM

Visite artefactos antiquíssimos, como o Altar de Pergamon ou a oitava porta da Babilónia, a Porta de Ishtar.

8. MUSEU NACIONAL SOARES DOS REIS, PORTO

O antigo Museu Portuense foi o primeiro museu de arte em Portugal. Fundado em 1833, por D. Pedro IV está actualmente sediado no Palácio das Carrancas. Em 1911, o museu passou a designar-se Museu de Soares dos Reis em homenagem àquele escultor portuense. Grande parte do espólio do escultor faz parte da colecção do Museu. .

9. RIJKSMUSEUM, AMESTERDÃO

O Rijksmuseum contém muitas das obras dos tempos áureos da arte holandesa. Desde Vermeer a Rembrandt.

10. MUSEU VAN GOGH, AMESTERDÃO

Neste museu de Amesterdão tem mais de 200 quadros, 500 esboços e mais de 750 cartas escritas pelo Van Gogh.

11. PALÁCIO NACIONAL DE QUELUZ

É um dos grandes exemplos da arquitectura de estilo rococó e neoclássico em Portugal da segunda metade do século XVIII.  Inicialmente desenhado para ser residência de verão, o palácio passou a ser a residência oficial da família real desde 1794 até 1807, aquando das invasões napoleónicas.

12. MUSEU J. PAUL GETTY, LOS ANGELES

Este museu na Califórnia tem obras europeias que datam do séc. VIII.

13. GALERIA UFFIZI, FLORENÇA

Esta galeria na cidade de Florença alberga a colecção de arte de uma das famílias mais conhecidas da história da cidade (e de Itália), a família Médici. O arquitecto foi Giorgio Vasari e foi construída em 1560 especificamente para Cosme I de Médici, Grão-Duque da Toscana.

14. MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO

O Museu de Arte de São Paulo foi o primeiro museu moderno do Brasil.  Foi o primeiro museu brasileiro a acolher as tendências artísticas surgidas após a Segunda Guerra Mundial.

15. MUSEU NACIONAL DE ANTROPOLOGIA, CIDADE DO MÉXICO

É um museu dedicado à arqueologia e história do México na sua era pré-hispânica. Há 23 salas repletas de artefactos antiquíssimos, alguns da civilização Maya.

Pode também visitar:

16.Pinacoteca di Brera

Situada no primeiro andar do antigo Palácio de Brera, a Pinacoteca tem uma colecção impressionante de arte italiana, incluindo obras de artistas como Raphael, Bellini e Titia. A galeria criou um catálogo online com 669 peças.

17.Galeria dos Ofícios

Também situada em Itália, a galeria permite explorar salas ou temas específicos, com legendas altamente divertidas e informativas.

18.Museus do Vaticano

O Vaticano criou um guia online detalhado para as colecções, que inclui visitas em 360 graus e vídeos de muitas das mais famosas salas, bem como de várias alas

19. Museu do Louvre

O museu oferece visitas online gratuitas de algumas de suas exposições mais importantes e populares, como Antiguidade Egípcia e obras de Michelangelo.

20. Museu Hermitage

Localizado em São Petersburgo, na Rússia, é um dos maiores museus de arte do mundo. Foi fundado em 1764 pela imperatriz Catarina, a Grande. Actualmente, abriga uma enorme colecção de pinturas, obras gráficas, arte aplicada, moedas numismáticas e objectos arqueológicos

Se quiser começar já a sua visita, pode clicar aqui.

Autoria:Expresso das Ilhas,16 mar 2020 9:44

Editado porSara Almeida  em  13 dez 2020 23:20