​Unicef avalia 2017 como um "ano horrível" para as crianças no Iémen

PorONU News,28 dez 2017 11:29

As crianças do Iémen não poderiam ter tido um ano pior do que 2017, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef.

Meritxell Relaño declarou que este ano "foi horrível" para as crianças iemenitas. Segundo ela, somente em Dezembro, mais de 80 menores foram mortos ou ficaram feridos devido ao conflito.

Além disso, milhões enfrentam epidemia de cólera, crise de fome, falta de acesso ao sistema de saúde e bloqueios que impedem a entrada no país de itens de ajuda muito necessários.

A representante do Unicef faz um apelo por uma solução política para o que é, nas palavras dela, "um conflito criado pelo ser humano" e que já ocorre há quase três anos. Sem essa solução, Relaño acredita que mais crianças poderão morrer.

Ela relembrou um encontro que teve com uma mulher e seu filho de sete anos em um hospital em Áden: o menino estava "pele e osso" e segundo a mãe, não foi possível ir ao hospital antes porque não havia dinheiro para a passagem de ônibus.

Meritxell Relaño explica que o nível de pobreza enfrentado pelas famílias do Iémen atingiu um patamar insustentável. Segundo ela, 1,3 milhão de famílias (ou 8 milhões de pessoas) estão a receber assistência em dinheiro, graças a uma parceria entre Unicef e Banco Mundial.

A agência da ONU também conseguiu neste ano entregar vacinas e implementar uma campanha de imunização contra a pólio, beneficiando 5 milhões de crianças, além de fornecer tratamento para 200 mil menores com desnutrição aguda.

A representante do Unicef destacou que "os iemenitas que trabalham para ajudar outros iemenitas são os verdadeiros heróis do país", mencionando os esforços de autoridades locais, médicos, enfermeiros e professores.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:ONU News,28 dez 2017 11:29

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  28 nov 2018 3:22

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.