Tribunal brasileiro aceita denúncia de corrupção contra antigo ministro de Lula

PorExpresso das Ilhas, Lusa,14 ago 2018 8:03

Guido Mantega
Guido Mantega

Um tribunal brasileiro aceitou a denúncia de corrupção apresentada pelo Ministério Público contra o ex-ministro Guido Mantega, um dos homens mais influentes dos governos de Lula da Silva e de Dilma Rousseff, informaram fontes oficiais na segunda-feira.

O juiz Sergio Moro, que é responsável pela operação Lava Jato que investiga o grande escândalo de corrupção que envolve políticos e a empresa petrolífera estatal Petrobras, aceitou a denúncia apresentada na sexta-feira, pelo que Mantegas deverá responder pelos crimes de corrupção activa e passiva e lavagem de dinheiro.

Ao mesmo tempo, Moro rejeitou o pedido dos procuradores de incluir na denúncia o ex-ministro das Finanças do primeiro Governo de Lula, Antonio Palocci.

Segundo o juiz, apesar da acusação de que Palocci teria tido participação nesses actos, não existem provas suficientes contra ele. 

Mantega e Palocci foram acusados d?e "beneficiar diretamente" a Odebrecht e outras empresas do grupo, como a petroquímica Braskem, em troca de subornos milionários.

Segundo a investigação, Marcelo Odebrecht, com a ajuda de outros executivos empresa fez "propostas impróprias" aos dois ex-ministros das Finanças "a fim de influenciar" a elaboração de decretos em matéria fiscal e tributária. 

De acordo com a acusação, o valor dos subornos prometidos atingiu rondam os 11,4 milhões de euros. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,14 ago 2018 8:03

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  14 nov 2018 3:23

pub.
pub

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.