​May vai negociar com oposição para tentar acordar compromisso para Brexit

PorExpresso das Ilhas, Lusa,14 abr 2019 15:23

As discussões entre o governo britânico e a oposição trabalhista para um compromisso sobre o Brexit vão continuar na próxima semana, para "fazer um balanço", após o domingo de Páscoa, disse hoje o vice-primeiro-ministro, David Lidington.

“As negociações, que começaram no início deste mês, "certamente continuarão na próxima semana", disse Lidington à BBC.

O braço direito de Theresa May afirmou que tinha acordado com John McDonnell "um programa de reuniões na próxima semana" entre membros do governo e líderes do Partido Trabalhista "para discutir coisas como normas de proteção do ambiente, direitos dos trabalhadores e relações de segurança entre o Reino Unido e a União Europeia (UE)".

Lidington disse esperar "fazer um balanço da situação assim que o parlamento retomar os trabalhos depois das férias da Páscoa", sublinhando que "a questão não pode arrastar-se mais".

O vice-primeiro-ministro explicou que se não for alcançado um compromisso com a oposição, o Governo apresentará no parlamento uma série de opções sobre o Brexit, obrigando aquele órgão a tomar decisões, "vez de votar contra tudo".

"O governo então implementará a vontade do parlamento", declarou.

Na quinta-feira passada, a primeira-ministra britânica exortou os deputados a apoiarem um compromisso entre partidos "no interesse nacional", já que o parlamento votou três vezes contra o acordo proposto pelo governo com a União Europeia.

Originalmente programado para 29 de Março passado e depois adiado para 12 de Abril, o Brexit foi programado para 31 de Outubro, para dar oportunidade ao Governo de evitar uma saída do Reino Unido da União Europeia sem acordo entre as partes.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,14 abr 2019 15:23

Editado porFretson Rocha  em  13 jan 2020 23:21

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.