Segundo a cadeia de televisão BBC, esta medida controversa vai impedir que os deputados britânicos, que retomam os trabalhos em Setembro, tenham tempo suficiente para tentar impedir que um "Brexit" ocorra sem acordo.
"É hora de o novo Governo e o novo primeiro-ministro detalharem um plano para este país depois que deixarmos a União Europeia", disse uma fonte do Governo citada pelo canal, justificando assim a medida.
Libra cai
Este anúncio teve consequências imediatas com a libra a cair cerca de 1% face às moedas 'concorrentes'.
Para além da desvalorização face ao dólar (a libra vale agora 1,217 dólares), a moeda britânica também caiu perto de um ponto percentual contra todas as principais divisas mundiais, tendo chegado aos 0,911 euros, aos 128,6 ienes e aos 1,194 francos suíços.
O Público destaca que analistas de diversas agência financeiras sublinham que esta reacção muito negativa pode ser apenas o início, se o Parlamento for efectivamente suspenso, dado que isso significará que a saída do Reino Unido da União Europeia será precipitada sem acordo. Um passo que trará um elevado grau de incerteza aos investidores e consequências imprevisíveis em termos económicos.