Angola precisa de reestruturação fundamental da economia - Analista

PorExpresso das Ilhas, Lusa,23 out 2019 8:08

​O analista da consultora Focus Economics que acompanha Angola, Almanas Stanapedis, disse que o país precisa de um "reestruturação fundamental" da economia para colocar o crescimento numa trajectória mais sustentável.

"Dada a dependência numa única matéria prima para exportação, e daí a alta dependência a choques, é necessária uma reestruturação fundamental para colocar o crescimento numa trajectória mais sustentável", disse Almanas Stanapedis.

Questionado sobre a opinião dos investidores relativamente a Angola, o analista respondeu que "os rápidos esforços para as reformas foram bem recebidos" e destacou a lei de investimento privado, a lei da concorrência e o anúncio do programa de privatizações.

No entanto, Stanapedis destacou que o indicador de sentimento económico continua em território negativo há quatro anos, embora tenha melhorado no segundo trimestre deste ano.

"Para além disso, apesar das reformas económicas estruturais em curso e do apoio do Fundo Monetário Internacional (FMI) parecerem estar a melhorar a percepção do país junto dos investidores estrangeiros, a forte dependência do petróleo significa que uma queda na produção interna e a volatilidade dos preços continuam a prejudicar as contas públicas e a balança comercial".

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,23 out 2019 8:08

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  9 jul 2020 23:21

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.