​Eleições em Hong Kong duplicam participação dos eleitores face a 2005

PorExpresso das Ilhas, Lusa,24 nov 2019 8:34

Quase 37% dos eleitores já tinham votado nas eleições para o conselho distrital de Hong Kong às 13:30 locais (04:30 em Cabo Verde), mais do dobro da votação registada à mesma hora nas eleições de 2015, situada em cerca de 18%.

Os dados divulgados pelo conselho eleitoral de Hong Kong indicam que, a essa hora, 1,52 milhões dos 4,13 milhões de eleitores chamados às urnas já tinham exercido o seu direito de voto nas eleições para eleger 452 representantes nos 18 conselhos distritais da cidade, num escrutínio transformado em barómetro do apoio público aos protestos antigovernamentais que se arrastam há quase seis meses.

Em 2015, tinham votado a esta hora 551.000 pessoas num universo de 3,12 milhões de eleitores.

Nas últimas eleições, em 2015, o campo pró-Pequim obteve quase dois terços dos assentos.

As semanas que antecederam as eleições deste domingo foram marcadas por episódios violentos, que levantaram dúvidas sobre se o escrutínio iria ou não avançar, sobretudo após o cerco policial à Universidade Politécnica.

Já com um prometido reforço policial, estas eleições serão as primeiras desde que os protestos em massa irromperam na antiga colónia britânica, que vive agora a maior crise social e política desde a transferência de soberania para a China.

As manifestações tiveram início em junho, na sequência de uma controversa proposta de alterações à lei de extradição - já retirada pelo Governo local - mas transformaram-se num movimento que exige a melhoria dos mecanismos democráticos e que se opõe à crescente interferência de Pequim.

Após ter recuperado a soberania do território das mãos britânicas, em 1997, sob a fórmula "um país, dois sistemas", o Governo chinês comprometeu-se a manter a autonomia de Hong Kong e a respeitar até 2047 uma série de liberdades de que os cidadãos da China continental não gozam.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,24 nov 2019 8:34

Editado porFretson Rocha  em  14 ago 2020 23:21