Brexit: Negociações vão ser retomadas em Londres

PorExpresso das Ilhas, Lusa,27 nov 2020 9:26

O negociador-chefe da União Europeia para o Brexit, Michel Barnier, anunciou que as negociações pós-'Brexit' serão retomadas presencialmente hoje em Londres, após a sua suspensão a 19 de Novembro devido a um caso de covid-19 na equipa comunitária.

"Em sintonia com as regras belgas, eu e a minha equipa já não estamos em quarentena. As negociações físicas podem continuar", escreveu Michel Barnier através da sua conta oficial na rede social Twitter.

Antes de se deslocar a Londres, o negociador irá informar os Estados-membros e o Parlamento Europeu (PE) acerca do estado das negociações, realçando, no entanto, no 'tweet' que as "mesmas divergências significativas persistem".

"Viajarei para Londres esta tarde para continuar as negociações entre o Reino Unido e a União Europeia (UE) com David Frost [negociador-chefe britânico] e a sua equipa", sublinhou Barnier na mensagem.

As negociações para um acordo pós-'Brexit' tinham passado para o formato virtual na semana passada, após um membro da equipa de Michel Barnier ter testado positivo ao novo coronavírus.

"Um dos negociadores da minha equipa testou positivo para a covid-19 e decidi, juntamente com David Frost, suspender as negociações ao nosso nível por um curto período de tempo", tinha escrito Michel Barnier, na altura.

Os dois lados estão em contra-relógio para concluir, até final do ano, um acordo de comércio pós-'Brexit' que possa entrar em vigor em 2021, quando cessa o período de transição que mantém o acesso do Reino Unido ao mercado único europeu.

O Reino Unido saiu da UE em 31 de Janeiro e beneficia de um período de transição que mantém o acesso ao mercado único e união aduaneira do bloco europeu até o final deste ano.

Caso não consigam negociar um pacto bilateral, a partir de 01 de Janeiro de 2021, o Reino Unido e a UE passarão a negociar com base nas regulamentações genéricas menos vantajosas da Organização Mundial do Comércio.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,27 nov 2020 9:26

Editado porAndre Amaral  em  1 set 2021 23:21

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.