CEDEAO impõe novas sanções ao Mali

PorExpresso das Ilhas, Lusa,9 jan 2022 20:40

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) anunciou hoje novas sanções ao Mali, onde a junta militar que o lidera recusou organizar eleições em Fevereiro, após uma cimeira extraordinária sobre o assunto no Gana.

Os países membros da CEDEAO acordaram impor o congelamento das contas dos membros da junta militar maliana nos bancos regionais, a retirada dos seus embaixadores em Bamaco e a suspensão de todas as transacções comerciais com o Mali, com a excepção de alguns produtos básicos.

A CEDEAO endossa assim as medidas tomadas recentemente numa cimeira da União Económica e Monetária da África Ocidental (UEMOA), disse um participante na reunião que não quis ser identificado, falando de medidas “muito duras”.

Os países que integram a UEMOA são todos membros da CEDEAO.

Estas sanções são ainda mais rigorosas do que as adoptadas após o primeiro golpe em Agosto de 2020. Em plena pandemia, as medidas foram severamente sentidas num país sem litoral e que está entre os mais pobres do mundo e terão forçado a junta, na altura, a concordar com o compromisso de devolver o poder aos civis 18 meses após as eleições, segundo a agência France-Presse.

O Mali vive desde 2012 uma crise de segurança decorrente do surgimento de vários grupos ‘jihadistas’ ligados aos grupos extremistas Al-Qaida e Estado Islâmico, que aproveitaram a debilidade do Estado maliano para avançar pelo Sahel, provocando dois golpes de Estado nos últimos dois anos.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,9 jan 2022 20:40

Editado pormaria Fortes  em  5 out 2022 23:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.