Nova Zelândia critica incapacidade do Conselho de Segurança da ONU

PorExpresso das Ilhas, Lusa,7 jul 2022 13:41

A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, criticou hoje a “incapacidade” do Conselho de Segurança da ONU em bloquear o poder de veto da Rússia sobre a invasão da Ucrânia.

“Temos de reformar as Nações Unidas para que não tenhamos de depender que cada país imponha as sanções autonomamente”, disse Ardern num discurso no Lowy Institute em Sydney, no âmbito da visita oficial à Austrália que começou na segunda-feira e termina na sexta-feira, com um encontro com o homólogo australiano, Anthony Albanese.

O representante de Moscovo no Conselho de Segurança da ONU vetou todas as tentativas para se sancionar e criticar a invasão da Ucrânia pelas tropas russas.

“Nestas circunstâncias, esperar que as nossas instituições multilaterais atuassem não era uma opção para a Nova Zelândia”, disse, justificando as medidas unilaterais tomadas pela Nova Zelândia e por outras nações para decretar sanções contra indivíduos e entidades russas ligadas à invasão.

A Nova Zelândia também prestou ajuda militar e humanitária à Ucrânia, bem como apoio a Kiev para levar ao Tribunal Internacional de Justiça os responsáveis por alegados crimes de guerra cometidos durante os combates.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,7 jul 2022 13:41

Editado porAndre Amaral  em  26 mar 2023 23:29