Negociações de paz para conflito na Etiópia agendadas para segunda-feira na África do Sul

PorExpresso das Ilhas, Lusa,20 out 2022 8:28

O Governo etíope participará na segunda-feira, na África do Sul, em conversações organizadas pela União Africana (UA) para tentar pôr fim ao conflito em Tigray, no norte da Etiópia, anunciou hoje um conselheiro do primeiro-ministro etíope.

"A Comissão da UA informou-nos que as conversações de paz estão agendadas para 24 de Outubro na África do Sul. Reconfirmamos o nosso compromisso de participar", escreveu Redwan Hussein, conselheiro de segurança nacional do primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed.

O conflito na Etiópia começou em Novembro de 2020 após um ataque da Frente Popular de Libertação do Tigray (TPLF, na sigla em inglês) à base principal do exército em Mekele, na sequência do qual o primeiro-ministro etíope ordenou uma ofensiva contra o grupo, após meses de tensões políticas e administrativas.

A TPLF acusa Abiy de alimentar tensões desde que chegou ao poder, em Abril de 2018, quando se tornou o primeiro oromo a tomar posse. Até então, a TPLF tinha sido a força dominante no seio da coligação governante da Etiópia desde 1991, a Frente Democrática Revolucionária Popular Etíope (EPRDF), de base étnica.

O grupo opôs-se às reformas da Abiy, que considerou como uma tentativa de minar a sua influência.

Após uma trégua de cinco meses que deu esperança para as negociações de paz, os combates foram retomados em 24 de Agosto e Tigray está actualmente encurralado entre uma ofensiva conjunta dos exércitos etíope e eritreu no norte, e tropas etíopes auxiliadas por forças das regiões vizinhas de Amhara e Afar, no sul.

Na passada segunda-feira, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, pediu o fim das hostilidades, considerando que a situação está a ficar "incontrolável" e apelando em particular à "retirada imediata" das tropas eritreias.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,20 out 2022 8:28

Editado porAndre Amaral  em  10 jul 2023 23:28

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.