DESPACHOS DO OCEANO SEM LEI - EP 3 - Sonhadores de um Mundo Flutuante

PorIan Urbina*,4 mai 2023 7:53

O Oceano é há muito tempo uma metáfora de liberdade - a derradeira fuga aos governos e outras pessoas.

Este episódio leva-nos ao largo da costa da Inglaterra a bordo da Sealand, uma micro-nação rebelde fundada por um aventureiro quixotesco numa plataforma antiaérea abandonada em 1967. A partir das suas entranhas exploraremos o mundo fantástico dos libertários e arquitectos utópicos do mar: renegados que procuram fugir às leis da terra, construindo novos mundos na água internacional e visionários que acreditam que o oceano pode fornecer a derradeira solução para a sobrevivência da nossa espécie.

Duração: 11 min 53 sec

País: Sealand (fora da Grã-Bretanha)

Filmmakers: Ed Ou and Fabio Nascimento

O alto mar é uma fronteira sem lei onde crimes como homicídio, escravatura e destruição ambiental são frequentemente tratados com impunidade e ignorados pelos meios de comunicação. Mas o oceano é também um local de descoberta e reinvenção, proporcionando liberdade face aos constrangimentos da sociedade. Esta série de curtas-metragens de 10 partes resulta de mais de uma década de reportagens de Ian Urbina explorando o crime em alto mar. A série apresenta um elenco de personagens que incluem traficantes e contrabandistas, piratas e mercenários, escravos acorrentados e conservadores vigilantes.

Ian Urbina é director de The Outlaw Ocean Project, uma organização jornalística sem fins lucrativos que se concentra em questões ambientais e de direitos humanos no mar.

O Expresso das Ilhas é Global Partner do The Outlaw Ocean Project. Todas as quintas-feiras, e durante 10 semanas, iremos publicar um <br>episódio da série “Despachos do Oceano Sem Lei”, produzido pelo The Outlaw Ocean Project, no nosso site: expressodasilhas.cv.
Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Ian Urbina*,4 mai 2023 7:53

Editado porAndre Amaral  em  27 jan 2024 23:28

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.