Próxima cimeira do G7 será entre 13 e 15 de Junho de 2024 em Itália

PorExpresso das Ilhas,11 nov 2023 8:20

A próxima cimeira de líderes do G7 decorrerá entre 13 e 15 de Junho de 2024 numa pequena cidade no sul de Itália, anunciou hoje a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni, a próxima líder em exercício do bloco.

Segundo o site Notícias ao Minuto, os chefes de Estado ou de Governo dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha, França, Japão e Itália, as sete democracias mais poderosas e industrializadas do mundo, realizarão a sua cimeira anual em Borgo Egnazia, uma antiga cidade no margens do mar Adriático, na região de Apúlia, perto de Bari.

Na reunião, a presidência italiana em exercício irá apresentar a imigração ou a relação com África como "questões centrais".

Em 20 de Maio, após a cimeira da presidência japonesa em Hiroshima, Meloni já tinha avançado a sua decisão de reunir os seus colegas na região de Apúlia, embora hoje tenha especificado o local e as datas.

Na mesma altura, explicou também que entre as prioridades em cima da mesa estará a situação na Ucrânia "seja qual for o contexto naquele momento" para reafirmar "o compromisso [do G7] com o respeito pelas regras do direito internacional".

Esta quarta-feira os ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 prometeram que o grupo vai permanecer unido no "firme apoio" à Ucrânia face à invasão russa, "mesmo na atual situação internacional", numa referência ao conflito Israel-Hamas.

Os membros do grupo, reunidos em Tóquio, comprometeram-se igualmente a continuar a impor "sanções severas" a Moscovo, a acelerar os esforços de reconstrução da Ucrânia a "médio e longo prazo" e a continuar a "trabalhar para um processo de paz".

Os chefes da diplomacia do G7 comprometeram-se também a acelerar os esforços de recuperação e reconstrução da Ucrânia e a trabalhar para uma "fórmula de paz" com os parceiros internacionais.

Ao mesmo tempo, os ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 pediram uma pausa humanitária em Gaza com vista a facilitar a criação de um corredor seguro que permita a entrada imediata de ajuda.

Os diplomatas condenaram o Hamas, apoiando o direito de Israel à autodefesa e apelando a "pausas humanitárias" para acelerar a ajuda aos civis palestinianos na Faixa de Gaza.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,11 nov 2023 8:20

Editado porEdisângela Tavares  em  27 abr 2024 23:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.