"Vimos os campos nazis israelitas nos Estados [ocupados da Palestina], certo? Que tipo de actos são estes?", questionou Erdogan, numa referência aos ataques que Telavive tem feito na Faixa de Gaza desde o ataque do grupo islamita Hamas a solo israelita, em 07 de Outubro.
"Falam de Hitler de uma forma estranha, mas qual é a diferença entre o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu e Hitler?", acrescentou o Presidente turco, que desde o início do conflito já comparou 'Bibi' [alcunha de Netanyahu] várias vezes com o líder da Alemanha nazi.
Em declarações à rede de televisão turca TRT, Erdogan criticou também o Conselho de Segurança das Nações Unidas e até meios de comunicação social, dizendo que "todas as instituições que servem como apóstolos da democracia falharam".
O exército israelita lançou uma ofensiva contra o enclave palestiniano após o ataque do Hamas em Outubro que provocou, segundo as autoridades israelitas, cerca de 1.200 mortos e em que o grupo islamita fez 240 reféns.
Em retaliação, Israel declarou guerra ao Hamas, bombardeando Gaza diariamente e fazendo, de acordo com as autoridades locais, controladas pelo grupo islamita, mais de 21.000 mortos, aos quais se somam mais de 300 mortos em ataques de colonos na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental.