Presidente turco volta a comparar primeiro-ministro israelita a Hitler

PorExpresso das Ilhas, Lusa,27 dez 2023 14:20

O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, afirmou hoje que o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, "não é diferente de Hitler", numa nova crítica às autoridades israelitas pela ofensiva contra a Faixa de Gaza.

"Vimos os campos nazis israelitas nos Estados [ocupados da Palestina], certo? Que tipo de actos são estes?", questionou Erdogan, numa referência aos ataques que Telavive tem feito na Faixa de Gaza desde o ataque do grupo islamita Hamas a solo israelita, em 07 de Outubro.

"Falam de Hitler de uma forma estranha, mas qual é a diferença entre o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu e Hitler?", acrescentou o Presidente turco, que desde o início do conflito já comparou 'Bibi' [alcunha de Netanyahu] várias vezes com o líder da Alemanha nazi.

Em declarações à rede de televisão turca TRT, Erdogan criticou também o Conselho de Segurança das Nações Unidas e até meios de comunicação social, dizendo que "todas as instituições que servem como apóstolos da democracia falharam".

O exército israelita lançou uma ofensiva contra o enclave palestiniano após o ataque do Hamas em Outubro que provocou, segundo as autoridades israelitas, cerca de 1.200 mortos e em que o grupo islamita fez 240 reféns.

Em retaliação, Israel declarou guerra ao Hamas, bombardeando Gaza diariamente e fazendo, de acordo com as autoridades locais, controladas pelo grupo islamita, mais de 21.000 mortos, aos quais se somam mais de 300 mortos em ataques de colonos na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,27 dez 2023 14:20

Editado porAndre Amaral  em  28 abr 2024 23:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.