MNE iraniano reúne-se hoje com presidente da AIEA

PorExpresso das Ilhas, Lusa,2 jun 2025 9:25

O principal diplomata e negociador nuclear do Irão vai reunir-se hoje com o responsável da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) no Cairo, anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros egípcio.

Uma reunião tripartida vai acontecer entre o ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Abbas Araghchi, o seu homólogo egípcio, Badr Abdelatty, e o director-geral da AIEA, Rafael Grossi.

A reunião acontece um dia depois da publicação de um relatório da agência da ONU demonstrando que o Irão aumentou a sua produção de urânio enriquecido para 60%, um nível mais próximo dos 90% necessários para o fabrico de armas nucleares.

Durante a sua visita ao Cairo, Araghchi irá também encontrar-se com o Presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, de acordo com a agência de notícias oficial iraniana Tasnim.

O Irão retaliará se os países europeus explorarem o relatório da AIEA para fins políticos, alertou Teerão no domingo. Este relatório foi divulgado enquanto Washington e Teerão estão em negociações há várias semanas para tentar chegar a um novo acordo.

No sábado, o Irão declarou ter recebido elementos de uma proposta norte-americana após cinco rondas de negociações, mediadas por Omã, afirmando que iria responder adequadamente.

Hoje, Teerão instou os Estados Unidos a darem garantias para o levantamento das sanções que estão a estrangular a economia do país, com vista a um eventual acordo nuclear.

"Queremos garantias de que as sanções serão de facto suspensas", disse o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano, Esmail Baghai.

"Até à data, o lado norte-americano não quis esclarecer esta questão", acrescentou Baghai.

A França, o Reino Unido e a Alemanha, juntamente com a Rússia e a China, eram membros de um acordo para regular o programa nuclear iraniano, concluído com o Irão em 2015, do qual os Estados Unidos se retiraram unilateralmente três anos depois, durante o primeiro mandato do Presidente norte-americano, Donald Trump.

A AIEA realizará uma reunião do Conselho de Governadores em Viena, Áustria, entre 09 e 13 de Junho, na qual serão revistas as actividades nucleares do Irão.

Os países ocidentais, liderados pelos Estados Unidos, e Israel, inimigo do Irão e considerado pelos especialistas como a única potência nuclear do Médio Oriente, suspeitam que Teerão pretende construir armas nucleares.

O Irão nega ter tais ambições militares, mas insiste no seu direito à energia nuclear civil, particularmente para fins energéticos, ao abrigo do Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP), do qual é signatário.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,2 jun 2025 9:25

Editado porAndre Amaral  em  22 set 2025 23:22

pub.
pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.