A União Europeia (UE) anunciou hoje ter mobilizado 21,5 milhões de euros em nova ajuda humanitária face ao agravamento das crises na Venezuela e no Haiti e em resposta às "consequências devastadoras" do furacão Melissa.
"A União Europeia está a disponibilizar 21,5 milhões de euros em ajuda humanitária enquanto a Venezuela e o Haiti enfrentam o agravamento das suas crises humanitárias, e o Caribe sofre as consequências devastadoras do furacão Melissa", refere uma nota da Comissão Europeia hoje divulgada.
De acordo com o executivo comunitário, "o financiamento ajudará os parceiros humanitários a fornecer assistência essencial, como alimentos, cuidados de saúde, proteção e ajuda de emergência às pessoas mais necessitadas".
A verba divide-se em 14,5 milhões de euros destinados a enfrentar as consequências da crise venezuelana, incluindo o impacto nos países vizinhos, como a Colômbia, com foco na proteção, nos cuidados de saúde e na nutrição.
Acrescem cinco milhões de euros em resposta de emergência ao furacão Melissa na Jamaica, Cuba e Haiti.
Os dois milhões de euros restantes visam apoiar as pessoas afetadas pela crise no Haiti, onde os níveis de violência dos gangues colocam comunidades em risco e forçam deslocações.
No que toca ao furacão Melissa, Bruxelas adianta que os parceiros humanitários no terreno já estão a fornecer água potável, artigos de saneamento e abrigos de emergência, enquanto a UE prepara voos de ponte aérea humanitária e o envio de ajuda através do Mecanismo de Proteção Civil da UE.
Este apoio soma-se aos fornecimentos de emergência já mobilizados através desse mecanismo doados por França, Luxemburgo, Bélgica e Alemanha, incluindo abrigos, água e saneamento, equipamentos de proteção e apoio energético.
Espanha está a mobilizar uma equipa médica com um hospital de campanha.
O novo balanço do número de mortos devido ao temporal de vento e chuvas fortes já aponta para mais de 50, a maior parte no Haiti, onde estão confirmados 30 e 18 desaparecidos, enquanto na Jamaica foram contabilizados 28 mortos.
O furacão Melissa de categoria 5 atingiu na terça-feira a costa da Jamaica, com danos catastróficos em habitações e infraestruturas críticas como hospitais.
O furacão também afetou o Panamá, onde morreram quatro pessoas, a República Dominicana, com um morto, e Cuba.
A verba europeia hoje anunciada soma-se aos 149 milhões de euros já atribuídos pela UE este ano à América Latina e Caraíbas.
Foto: depositphotos
homepage








