​Estivadores reivindicam actualização salarial

PorFretson Rocha, Rádio Morabeza,20 mar 2018 6:47

1

Os estivadores dos portos nacionais reivindicam aumento dos salários. Quem o diz é o presidente do SIACSA, Gilberto Lima. A questão esteve em análise na passada sexta-feira, num encontro entre o sindicato representativo da classe e a administração da ENAPOR.

“[A questão] das actualizações salariais abrange todos os portos de Cabo Verde. Também analisamos a questão dos subsídios de férias que são repartidas em duas partes e lesa a classe de estiva”, diz.

Em cima da mesa esteve também o recrutamento de oito trabalhadores para o porto do Vale dos Cavaleiros, na ilha do Fogo. O SIACSA considera que os critérios de selecção não foram transparentes.

“Neste particular, eu devo dizer que os critérios utilizados não foram transparentes, até porque há casos de nepotismo. Os que lá estão afiguram-nos trabalhadores escolhidos na base partidária, daí que o SIACSA teve de intervir nesta matéria, exigindo total transparência na escolha dos trabalhadores que irão fazer parte do quadro de estiva do Porto do Vale dos Cavaleiros”, explica.

Por outro lado, os trabalhadores com idade acima dos 50 anos que terão de ir para casa por razões de saúde, ainda não terão a sua situação resolvida continuando sem saber quem vai pagar a remuneração até à idade de reforma.

“A minha questão é quem pagará a esses oito trabalhadores, porque o INPS não se pronunciou, até agora. Estão em casa, a aguardar, possivelmente para a reforma. Enquanto isso, quem pagará os salários?" questiona.

Sobre os critérios de recrutamento dos estivadores e a actualização salarial, Gilberto Lima afirma que o sindicato e a administração acordaram um prazo de 30 dias para a sua resolução.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Fretson Rocha, Rádio Morabeza,20 mar 2018 6:47

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  5 fev 2019 10:57

1

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.