Conselho de Imigração valida plano de acção para acolhimento de cidadãos estrangeiros

PorAilson Martins, Rádio Morabeza,28 mar 2018 12:14

A apresentação e aprovação do segundo Plano de Acção da Imigração e Inclusão dos Imigrantes é um dos pontos em agenda na sétima reunião do Conselho Nacional de Imigração que decorre hoje, na Praia.

A Directora Geral de Imigração, Cármen Barros Furtado, diz que este segundo plano tem várias áreas de intervenção fundamentais.

“Contempla várias medidas, desde acesso aos serviços básicos, educação, saúde, habitação, etc. Mas também, medidas de sensibilização e informação, visando a prevenção e o combate à descriminação. Traz também uma componente de género, porque se verifica, neste momento, um aumento da presença da mulheres imigrantes em Cabo Verde. A terceira área de intervenção é o reforço e desenvolvimento institucional, que visa melhorar os órgãos de coordenação mas também estudos, dados, e informações sobre imigração” explica.

A reunião do Conselho Nacional de Imigração, a primeira desde 2016, foi presidida pela Ministra da Família e Inclusão Social,

Maritza Rosabal diz que a imigração coloca vários desafios e acaba por ser uma questão transversal.

“Desafios em todas as áreas, da administração interna, da policia nacional, na família e na inclusão social. Temos que fazer a integração, garantir a inclusão desta população emigrante”, avança.

Durante a Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Imigração será aprovado o regulamento do órgão consultivo.

O Conselho Nacional de Imigração é um órgão de natureza consultiva que tem por missão coadjuvar o Governo na definição de políticas em matéria de imigração. É formado por serviços da administração pública, privada e organismos da sociedade civil.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Ailson Martins, Rádio Morabeza,28 mar 2018 12:14

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  5 fev 2019 10:57

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.