«Cabo Verde quer cooperação mais win-win com São Tomé e Príncipe» - Ulisses Correia e Silva

PorLourdes Fortes, Rádio Morabeza,11 jun 2018 15:08

PM no distrito de Lembá
PM no distrito de Lembá

O primeiro-ministro faz um balanço positivo da sua deslocação a São Tomé e Príncipe. A visita de cinco dias esteve centrada no reforço da cooperação entre os dois países. A situação dos cabo-verdianos residentes naquele país também marcou a agenda.

Em declarações à imprensa, no final da visita oficial, Ulisses Correia e Silva sublinhou  que as portas estão abertas para o reforço da cooperação entre os dois países, nos diversos sectores económicos e sociais.

“São conclusões que nos deixam esperançados e convictos. Mais do que esperança, é uma convicção mesmo de que temos as portas abertas para reforçar a nossa cooperação e diálogo político, institucional e diplomático, a cooperação empresarial e no domínio das nossas comunidades. Vamos com a nossa experiência de país que tem feito um grande esforço e também partilhar com a vossa experiência num domínio onde pensamos que a cooperação tem de ser win-win , de respeito mútuo mas de avançarmos juntos, afirma.

A questão da habitação é um dos problemas que afectam a comunidade cabo-verdiana residente em São Tomé e Príncipe, sobretudo aqueles que vivem nas zonas rurais.

O chefe do executivo afirma que o país está disposto a ajudar o governo de São Tomé na resolução desta questão.

“Estou convencido que as situações que existem relativamente a habitação terão respostas adequadas deste governo e Cabo Verde estará aqui para, se formos solicitados, dar a nossa contribuição positiva", garante.

Cerca de 30 mil imigrantes e descendentes cabo-verdianos estão radicados em São Tomé e Príncipe, distribuídos em 185 comunidades, sendo 150 em São Tomé e 35 na ilha do Príncipe.

O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, esteve de 5 a 10 de Junho numa visita oficial a São Tomé e Príncipe.

Patrice Trovoada foi convidado a visitar Cabo Verde em 2019.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Lourdes Fortes, Rádio Morabeza,11 jun 2018 15:08

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  5 mar 2019 23:21

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.