Do lote de equipamentos constam a instalação de um aparelho de scanner móvel de contentores na Boa Vista, dois aparelhos de scanner de bagagens nos aeroportos da Praia e do Sal, assim como um centro de controlo de imagens, que interligará os scanners a nível nacional e que ficará instalado na Alfândega da Praia.
O vice-Primeiro Ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, diz que os equipamentos servem para garantir a segurança do país e também encurtar o tempo desembaraço.
"Como sabem, temos tido muitas criticas por parte dos cabo-verdianos, aqueles que demandam os portos de Cabo verde através de pequenas encomendas, e temos que poder encurtar o tempo de desembaraço alfandegário, para que possamos prestar melhor serviço (...) isso só será possível rapidamente introduzindo tecnologias, como estamos a fazer aqui", explica
Por outro lado, o embaixador China, Du Xiaocong, diz que esta oferta é para melhorar a capacidade das alfândegas cabo-verdianas.
"Achamos que é muito importante oferecer apoios a Cabo verde para melhorar a aumentar a capacidade da oferta e desalfandegamento (...) temos vontade de ajudar a parte cabo-verdiana para melhorar a capacidade neste aspecto”, avança.
O acto da entrega dos equipamentos aconteceu nas instalações do Aeroporto Internacional Nelson Mandela, na Praia.