De acordo com o Correio da Manhã, o homem, de nome Virgílio Mendonça, foi capturado junto a um supermercado na Quinta da Princesa, concelho do Seixal, a cerca de três quilómetros do local do crime.
Virgílio Mendonça, 39 anos, é cabo-verdiano e, de acordo com o jornal português, já não é a primeira vez que é indiciado como predador sexual. O suspeito mora na Amora, Seixal. No sábado, terá raptado uma menina de sete anos, num parque infantil da zona. Os exames médicos confirmaram que foi vítima de abusos sexuais. A violação terá ocorrido numa casa devoluta, não muito longe do local do rapto. Às quatro da madrugada, a criança terá sido largada na rua e de imediato socorrida pelas autoridades. A menina já teve alta e está com a família.
Segundo o jornal português, o suspeito foi detido às 09h45 (07h45 em Cabo Verde), por uma equipa de intervenção rápida da PSP do Seixal, que recebeu a indicação de que o suspeito poderia estar naquele local.
No momento da detenção, o homem não ofereceu qualquer resistência, tendo sido transportado para a esquadra da Cruz de Pau, de onde sairá para ser presente a tribunal.