​Parlamentares apelam a uma CPLP com circulação

PorExpresso das Ilhas, Lusa,17 abr 2019 8:34

A Comissão de Política, Estratégia, Legislação, Cidadania e Circulação da Assembleia Parlamentar da CPLP, reunida em Cabo Verde, instou hoje os governos e parlamentos a adoptarem os instrumentos necessários para que esta comunidade seja de “pessoas com circulação”.

Neste encontro, que decorreu desde segunda-feira, na cidade da Praia, ilha de Santiago, os representantes dos países-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) insistiram na necessidade da mobilidade entre os países desta organização.

No final do encontro, o porta-voz da reunião, o deputado e líder do Grupo Parlamentar do MpD (maioria), partido que suporta o Governo cabo-verdiano, Rui Figueiredo Soares, afirmou que todos concordaram que “a mobilidade é um desiderato a ser atingido o mais depressa possível”.

“Instamos os nossos governos e parlamentos a adoptarem todos os instrumentos necessários para que essa comunidade de pessoas seja uma comunidade de pessoas com circulação”, disse.

Esta comissão da Assembleia Parlamentar da CPLP apresentou ainda a sua solidariedade ao povo de Moçambique, na sequência do ciclone Idai, desejando que as autoridades possam ultrapassar “este momento de provação com confiança e optimismo”.

Foi ainda abordado o processo eleitoral na CPLP, com os parlamentares a tomaram “boa nota” das eleições na Guiné Bissau, bem como a instalação do secretariado permanente da CPLP em Luanda, capital de Angola.

Integram a CPLP, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,17 abr 2019 8:34

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  16 jan 2020 23:21

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.