Se os produtores tiverem em consideração os diferentes cuidados ao longo do ciclo produtivo da aguardente, seguramente terão um produto com segurança e qualidade, para aceder novos nichos do mercado. A afirmação é de Adalberto Vieira consultor na área de produção de aguardente, na apresentação do Painel “Qualidade na Produção de Aguardente”, no âmbito da Semana da Qualidade, evento que decorre, em Assomada.
Adalberto Veiga diz que aguardente é um produto com elevado potencial que deve ser valorizado. "Para isso é necessário também que os produtores tenham em consideração as recomendações das autoridades competentes, e as ponham em prática, nomeadamente os diferentes cuidados ao longo do ciclo produtivo. Eu vou partilhar informações importantes, que podem contribuir para que haja uma maior homogeneização em termos de conhecimento, vemos produtores muitas vezes com muitos anos de experiência, que de facto querem também ter essa partilha de conhecimento para que possam melhorar continuamente ", avança.
Adalberto Vieira explica ainda que a recepção da cana-de-açúcar, a fermentação e destilação, são algumas etapas críticas na produção de aguardente.
Também hoje, será apresentado o tema "A qualidade de Vida e Bem-estar no Ambiente de trabalho”.
A segunda Semana da Qualidade irá decorrer até ao próximo sábado, com vários painéis de debate. A iniciativa, da Câmara Municipal de Santa Catarina de Santiago, conta com a parceria do IGQPI, da Inspecção Geral das Actividades Económicas (IGAE), da Agência de Regulação e Supervisão dos Produtos Farmacêuticos e Alimentares (ARFA), da Associação Comercial, Agrícola, Industrial e de Serviços de Santiago (ACAISA) e da CV Móvel.