Associação de luta contra VBG entrega carta compromisso ao primeiro-ministro

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,11 jun 2019 8:04

Antonieta Martins
Antonieta Martins(Inforpress)

​A Associação Cabo-verdiana de Luta Contra Violência Baseada no Género (ACLCVBG) entregou segunda-feira ao primeiro-ministro uma carta compromisso e um plano de acção com recomendações a serem implementadas na luta contra VBG e promoção da igualdade do género.

Em declarações à imprensa, a presidente da assembleia-geral da ACLCVBG, Antonieta Martins, explicou que a carta de compromisso e o plano de acção saíram da conferência internacional sobre violência baseada no género (VBG), que se realizaram nos dias 15 e 16 de Maio, em parceria com a Presidência da República, a Embaixada do Luxemburgo em Cabo Verde e o Instituto Cabo-verdiano para Igualdade e Equidade de Género (ICIEG).

“Internamente, discutimos abertamente várias questões como também as medidas correctivas para avaliar a questão da VBG em Cabo Verde”, disse Antonieta Martins.

O encontro serviu para delinear linhas de acção no sentido de melhorar a situação de VBG em Cabo Verde.

Uma das recomendações é resolver a questão da prevenção. Ou seja, a criação de políticas para organizar a situação das famílias, das mulheres e da sociedade.

“É preciso melhorar algumas coisas que nós já temos a funcionar, melhorar a situação do atendimento, melhorar a questão da reinserção e da reorientação dessas pessoas para que não continuem a viver a situação de VBG. Neste sentido, é preciso que haja políticas adequadas para resolver o problema do atendimento, da abordagem e da reintegração, mas também é preciso um reforço financeiro”, acrescentou a presidente da assembleia-geral da ACLCVBG.

Da parte do primeiro-ministro, a Associação Cabo-verdiana de Luta Contra Violência Baseada no Género disse que encontrou “boa recepção” e, por isso, acredita que o Governo vai tomar medidas no sentido de melhorar o que já está sendo feito.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,11 jun 2019 8:04

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  10 mar 2020 23:21

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.