De acordo com uma nota da PJ, a apreensão aconteceu em alto-mar, na sequência numa operação conjunta com a Guarda Costeira e foi desenvolvida na sequência de troca de informação operacional com o MAOC – N, (Maritime Analysis and Operations Centre – Narcotics), com sede em Lisboa, no âmbito do combate ao tráfico transnacional de estupefacientes por via marítima.
Segundo a mesma fonte, os detidos “serão presentes, em tempo legal, às autoridades judiciárias competentes, para validação das detenções e aplicação das medidas de coação”.
A operação contou com o apoio da Policial Nacional de Cabo Verde e cooperação da Polícia Federal do Brasil, “na busca, descarga, transporte, acondicionamento e guarda do produto apreendido”, refere o documento.
A operação acontece depois de, em Fevereiro, na maior apreensão de sempre em Cabo Verde, terem sido encontrados 9,5 toneladas de cocaína a bordo do navio ESER, de bandeira Panamiana,no porto da Praia,também resultante da troca de informação operacional com o MAOC-N.