Moisés Rodrigues, que em Julho foi nomeado para presidente de Brockton numa votação especial pelo Conselho da Cidade após a morte do ex-presidente Bill Carpenter, conseguiu 9.133 votos a seu favor.
O cabo-verdiano fará o seu quarto mandato, desde a sua primeira eleição em 2015. “Eu gostaria de agradecer a comunidade cabo-verdiana pelo seu apoio incondicional,” afirmou em entrevista à Inforpress.
Para além de Moisés Rodrigues, a enfermeira Tina Cardoso, 47 anos, foi eleita com 5.461 votos. Além de ser a sua primeira eleição para o cargo de vereadora, Tina é a primeira mulher cabo-verdiana a representar a comunidade na assembleia daquela cidade.
“Obrigado à minha família, aos meus amigos novos e velhos, e a todos os que me ajudaram e mantiveram em oração. Não consigo descrever a quantidade de amor e apoio que recebi das pessoas. Sinto-me verdadeiramente abençoada,” escreveu Tina Cardoso, na sua página do Facebook.
Ao jornal Enterprise a cabo-verdiana, que é promotora da organização não-governamental Criolas Unidas, revelou que não tinha um gerente para a sua campanha, não tinha dinheiro e nem equipa que pudesse fazer “pressão eleitoral”.
“Foi uma comunidade que se uniu a mim, com base no que tenho feito na comunidade,” declarou.
O cabo-verdiano Jimmy Pereira também estava a candidatar-se para presidente de Brockton, mas perdeu para o seu concorrente Robert Sullivan que obteve 9.794 votos. Jimmy Pereira obteve 6.854 votos.
Robert Sullivan, que foi vereador na mesma cidade durante 14 anos, deve substituir o actual presidente Moisés Rodrigues.