Ministro diz que foi descoberta conta escondida no Banco da Cultura de Cabo Verde

PorExpresso das Ilhas, Lusa,5 fev 2020 16:11

1

O ministro da Cultura e Indústrias Criativas, Abraão Vicente, afirmou hoje que a detenção do ex-director financeiro do Banco da Cultura, na terça-feira, resultou de uma queixa que apresentou ao detectar uma conta alegadamente escondida.

A posição foi assumida no parlamento, durante o debate da primeira sessão parlamentar de Fevereiro, depois de Abraão Vicente ter sido acusado pelos deputados do PAICV de ter "destruído" os projectos culturais herdados do governo anterior.

“A notícia que saiu ontem [terça-feira] é consequência da má gestão do PAICV”, criticou Abraão Vicente, acusando aquele partido, que esteve no poder em Cabo Verde de 2001 a 2016, de criar o Banco da Cultura, que está em investigação, “para encobrir gastos fora do Orçamento do Estado” e garantiu que ao assumir funções acabou com a "mamata geral" na gestão dos projectos culturais.

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou na terça-feira que deteve o ex-director financeiro do Banco da Cultura por fortes indícios da prática dos crimes de burla qualificada, falsificação de documentos e peculato.

Segundo a PJ, a detenção aconteceu fora de flagrante delito, através da Secção Central de Investigação de Crimes Económicos e Financeiros, em cumprimento de um mandado do Ministério Público.

À data dos factos, entre Setembro e Outubro de 2016, o suspeito, de 51 anos, desempenhava as funções de diretor financeiro do Banco da Cultura.

O detido é suspeito de, conjuntamente com mais dois funcionários (presidente e secretária), ter arquitectado um plano para, através de artifícios fraudulentos, se apropriarem ilegitimamente de dinheiro público, por via de financiamento de projectos fictícios.

Afirmando que o caso em torno do Banco da Cultura, em investigação pela Justiça, “está a cheirar mal”, o ministro da Cultura, que assumiu funções em Março de 2016, disse que foi detectada uma “conta complementar que não aparecia no sistema das Finanças” e que deu ordem para esta ser investigada.

“Seis meses depois de eu assumir o Governo descobri que havia movimentações da conta por pessoas nomeadas pelo anterior Governo e fiz a denúncia nas instituições. Neste Governo e sob a minha liderança não haverá falcatruas”, criticou, aludindo a alegadas práticas de financiamento de actividades culturais sem inscrição das respectivas cabimentações no Orçamento do Estado.

Em 04 de Janeiro de 2018, o ex-presidente Carlos Horta e a antiga secretária do Fundo Autónomo de Apoio à Cultura (FAAC) foram detidos pela PJ suspeitos da prática de crimes de infidelidade, falsificação de documentos e peculato.

Carlos Horta, que terminou funções em Novembro de 2016, foi proibido de sair do país, e ainda ficou sob termo de identidade e residência e a pagar uma caução de 500 mil escudos.

Já a ex-funcionária da instituição ficou sujeita a termo de identidade e residência e com interdição da saída do país.

Em Junho de 2016, menos de três meses após tomar posse, o ministro da Cultura, Abraão Vicente, disse que o Banco da Cultura, que geria os fundos do FAAC, iria ser reorientado, já que a ideia da sua criação foi boa, mas a instituição foi desviada da sua missão.

Abraão Vicente mandou fazer uma auditoria financeira à gestão do Banco da Cultura, tendo a Inspeção-Geral das Finanças constatado que 88% dos pagamentos que efectuou foram destinados a despesas e financiamentos de projectos sem dotação orçamental específica.

O relatório refere ainda um "deficiente" sistema de controlo interno existente no fundo, tendo em conta que existiam várias "ineficiências" no cumprimento do regime jurídico dos fundos autónomos dos seus estatutos.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,5 fev 2020 16:11

Editado porSara Almeida  em  30 out 2020 23:20

1

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.