Igreja recomenda alteração de ritual nas missas para evitar contacto físico

PorExpresso das Ilhas,13 mar 2020 9:04

1

Dom Arlindo
Dom Arlindo

A Igreja Católica de Cabo Verde toma também medidas face à pandemia de coronavírus recomendando “vivamente” que “nas celebrações sejam evitados, o mais possível, contactos físicos”.

Dom Arlindo Furtado faz esta recomendação numa circular com a data de ontem, 12, na qual começa por alertar que a actual situação de pandemia, declarada pela Organização Mundial de Saúde, “exige de todos a devida atenção”.

Assim, e embora “felizmente” ainda não se tenha verificado nenhum caso em Cabo Verde, “em conformidade com as recomendações das nossas autoridades”, o Cardeal e Bispo de Santiago vem “recomendar vivamente aos Sacerdotes e Diocesanos que nas celebrações sejam evitados, o mais possível, contactos físicos.”

Um recomendação específica prende-se com o “abraço da paz na celebração eucarística”. O Bispo recomenda na circular por si assinada, que este gesto seja “suspenso ou apenas substituído pelo olhas recíproco e sorriso, como forma de comunicar ao irmão/ã ao lado a paz do Senhor”.

Dom Arlindo Furtado apela ainda a que, da parte da Igreja e seus fiéis, se faça tudo o que for possível para evitar a eventual propagação dovírus, sendo que essa postura “exprimirá a nossa responsabilidade social a bem de todos. 

Esta medida tem vindo também a ser tomada pela Igreja Católica em outros países. Em Portugal, foi hoje anunciada a suspensão das missas.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,13 mar 2020 9:04

Editado porSara Almeida  em  9 dez 2020 23:21

1

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.