Uma fonte da PJ confirmou ao Expresso das Ilhas que a Delegada de Saúde da Praia notificou a força policial da falsificação de testes PCR e que no âmbito das suas competências, desencadeou diligências de prevenção, pelo que decorre uma investigação nesse sentido.
A investigação, entretanto, ocorre em sigilo.
Em declarações à Rádio Pública a delegada de Saúde da Praia, Ulardina Furtado, disse que diariamente são detectadas, no Aeroporto Internacional da Praia, pessoas que tentam viajar com resultados falsificados.
“É uma preocupação grande porque estamos a confirmar essa tentativa diariamente”, afirmou, acrescentando que além de uma equipa da Polícia de Fronteiras, e devido ao aumento de falsificações a PJ também está no aeroporto, para tentar colmatar e impedir que as pessoas, que estão a tentar burlar o sistema de saúde possam passar despercebidas.
À RCV, a delegada de Saúde da Praia avançou ainda que há aqueles que não fazem testes e compram a declaração falsa e outras com resultado positivo nos testes que compram a declaração de resultado negativo.
O envio de resultados por via electrónica é uma alternativa que as autoridades estão a pensar implementar, de modo a evitar essas situações.