Moradores de Alto Bomba criam Associação Comunitária

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,23 mai 2021 17:21

​Trinta moradores da zona de Alto Bomba, em São Vicente, criaram a Associação Comunitária Alto Bomba Unido, com o objectivo de superar os problemas sociais, através de actividades desportivas, recreativas, culturais e formativas, com foco nas crianças e jovens.

Em entrevista à Inforpress, o presidente da associação, Aldevino Fortes, explicou que o grupo foi criado no ano passado mas somente agora que começaram a desenvolver projectos.

A ideia da associação, segundo a mesma fonte, surgiu após a zona ser contemplada com o projecto de reabilitação “Outros Bairros”, desenvolvido pelo Ministério das Infraestruturas.

“A partir das conversas que tivemos com os organizadores do projecto criamos a associação. Aqui tem muitas crianças cujos pais vão trabalhar e elas ficam na rua a correr sem controlo. Também temos uma comunidade com problemas como alcoolismo e drogas, aos quais os mais pequenos estão expostos, e estamos a tentar combatê-los através dessa associação”, afirmou.

Segundo Aldevino Fortes, uma das actividades que a associação começou a desenvolver foi a biblioteca comunitária para levar às crianças e pessoas da zona o hábito de leitura.

Entretanto, frisou, a biblioteca foi suspensa temporariamente, por causa do estado de calamidade, mas continuam com outras acções como plantação de árvores durante a qual semearam 70 mudas.

“Temos sempre actividades que fazemos com as crianças. A que está mais enraizada é a aula de xadrez ministrada por um xadrezista que pertence à Associação Cabo-verdiana de Xadrez e que foi campeão regional de São Vicente”, adiantou o responsável, para quem há outras acções desenvolvidas em Alto Bomba como limpeza das ruas e das condutas de água e plantação de árvores.

“Pedimos apoio ao projecto Espaço Verde da câmara de São Vicente que nos forneceu as plantas. Cada criança fez a sua plantação, baptizou a sua árvore com o seu nome e terá a responsabilidade de cuidar dela. Ao final de cada mês, vamos ver qual delas está mais bem cuidada e bonita e a criança recebe um prémio”, avançou ainda Aldevino Fortes, defendendo que esta é uma forma de levar os moradores a cuidar do próprio meio e melhorar a área de verde.

Com vários projectos em carteira, segundo o presidente, o objectivo agora é ter uma sede própria onde pretendem apoiar os moradores com actividades, formação para cidadania, pequenos cursos profissionais e ajudá-los a mudar a forma de vida.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,23 mai 2021 17:21

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  3 mar 2022 23:20

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.