Governo perspectiva ter toda a população elegível do Sal, Boa Vista e Maio vacinada até Agosto

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,9 jun 2021 14:34

O Governo vai acelerar o processo de vacinação contra a covid-19 em Cabo Verde e perspectiva até ao início do mês Agosto, ter toda população elegível das ilhas do Sal, Boa Vista e Maio vacinada.

A estimativa foi apresentada hoje pelo ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, em declarações à imprensa após uma visita a um dos centros de vacinação na Cidade da Praia, onde disse ter constatado que o processo de vacinação está a decorrer normalmente.

“Temos uma boa afluência, não há aglomerações. Várias equipas entre inquiridores e vacinadores estão a trabalhar normalmente. Vamos acelerar o processo aqui na capital e em toda a parte do território, com enfoque para as ilhas do Sal, da Boa Vista e também o Maio, e prevemos que até finais de Julho e início de Agosto tenhamos toda a população elegível dessas ilhas vacinada”, disse.

Conforme os dados apresentados pelo ministro, até este momento já foram vacinadas mais de 32 mil pessoas a nível nacional, entre profissionais de saúde, idosos e pessoas com doenças crónicas.

Neste momento estão a ser vacinados os cidadãos com mais de 45 anos e pessoas com problemas de saúde com idade até 18 anos. Segundo Arlindo do Rosário, o alargamento da vacinação para faixa etária mais baixa está a depender da adesão das pessoas à vacinação.

Neste sentido, o ministro aproveitou para apelar às pessoas que preencham os critérios actualmente exigidos para a vacinação que façam a sua inscrição e desloquem aos centros de vacinação de forma organizada.

“A vacinação é feita mediante listas trabalhadas e comunicadas às pessoas, exactamente para evitar aglomerações, por um lado, e reduzir o tempo de espera, por outro lado, para as pessoas saberem exactamente qual o dia que vão ser vacinadas”, explicou.

Com vista a acelerar o processo de vacinação, o Ministério da Saúde está a avançar com a vacinação por instituições e grupos profissionais e descentralizar os pontos em função dos grupos alvos definidos.

Arlindo do Rosário garante que o País dispõe de uma quantidade considerável das vacinas, cerca de 150 mil doses em estoque, devendo receber na próxima sexta-feira mais de 50 mil doses da Sinopharm, perfazendo cerca de 200 mil doses de vacinas para serem aplicadas até Agosto.

“É um trabalho que exige boa organização, que haja recursos técnicos e humanos para ser feito, o plano já está bem elaborado e acredito, portanto, que até Agosto teremos uma percentagem muito significativa da população cabo-verdiana vacinada”, disse, reiterando que é “perfeitamente realizável” a meta de vacinar 70% da população cabo-verdiana com mais de 18 anos, até ao final desde ano.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,9 jun 2021 14:34

Editado porAndre Amaral  em  21 mar 2022 23:20

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.