Ordem dos Médicos alinha com governo e apela à vacinação contra a COVID-19

PorDulcina Mendes,6 ago 2021 12:34

O Bastonário da Ordem dos Médicos de Cabo Verde, Danielson Veiga disse que a classe se solidariza com o Governo na campanha de vacinação e apela a todos os cabo-verdianos a aderirem à vacinação contra a COVID-19.

Danielson Veiga fez esse apelo hoje, numa conferência de imprensa sobre a necessidade das pessoas aderirem em massa à vacinação contra a COVID-19.

“Gostaríamos de apelar a todos os cabo-verdianos a abraçarem aquilo que realmente está na política nacional de saúde e na preocupação internacional, porque estamos a enfrentar uma pandemia”, frisa.

Segundo Danielson Veiga, a classe médica está solidária com aquilo que é o programa do Governo em vacinar 70 % da população elegível.

“E representando a comunidade médica em Cabo Verde, estamos solidários a compartilhar com aquilo que é o programa do Governo, sensibilizar mais médicos, enfermeiros e técnicos de saúde a criarem mais brigadas de vacinação. Tendo em conta que o nosso país é pequeno, de certeza que se criarmos vários grupos de vacinação  podemos vacinar todo o país em pouco tempo”, nota.

O Bastonário da Ordem dos Médicos afirmou que a atitude de aceitar a vacinação é um gesto de cidadania. “Ter toda a população vacinada, é um marco muito grande, não só para o Governo, que está a fazer o seu máximo para as pessoas aderiram a campanha de vacinação mas para o nosso dia-a-dia”.

“Se todos os cabo-verdianos aderirem à campanha de vacinação, e termos maior número de pessoas vacinadas, temos a certeza que para nós é uma vantagem, porque não vamos ter restrições, imposições e regras, e não vamos ter que ficar em casa porque não há trabalho e dinheiro. É a vacinação que nos dá força”, reforça.

Danielson Veiga assegurou que se a variante Delta entrar em Cabo Verde vamos ter problemas como no início da pandemia. “Quando mais tarde tivermos completa a vacinação maior é a possibilidade de em Cabo Verde aparecerem variantes. Somos um país de imigração, o turismo é nosso calcanhar de Aquiles de desenvolvimento, imigração é movimentação de pessoas de fora para dentro de Cabo Verde''.

Conforme indicou ainda, as estatísticas mostram que os médicos e profissionais de saúde vacinados já são praticamente 100%.

Autoria:Dulcina Mendes,6 ago 2021 12:34

Editado porSara Almeida  em  19 mai 2022 23:21