Delegada de Saúde manifesta preocupação com aumento de percevejos no concelho da Praia

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,13 ago 2021 12:16

A delegada de Saúde da Praia manifestou-se hoje preocupada com o aumento de percevejos no concelho da Praia, pelo que apela às pessoas a estarem mais atentas a esse tipo de insecto.

“Temos estado a receber muitas queixas aqui na delegacia da existência de mosquitos nos seus lares, mas quando vamos para atacar o insecto deparamos com percevejos e isso nos tem chamado atenção, pois temos tido queixas mais do que nos anos anteriores”, disse Ulardina Furtado à Inforpress.

Ulardina Furtado frisou ainda que a Delegacia de Saúde da Praia vai trabalhar no assunto para depois promover uma campanha de sensibilização e de informação sobre o percevejo, também designado por dabiu, em Santiago, um hemíptero hematófago (sugadores de sangue) pertencentes à família Cimicidae.

Normalmente, os percevejos aparecem nas camas ou nas paredes, onde se escondem, atacando os seres humanos com picadas que ocorrem, geralmente, à noite durante o sono, por serem verdadeiras pragas que se alimentam apenas de sangue.

Não são conhecidos por espalharem doenças, mas por causarem perda de sono e comichão que pode levar a arranhões que aumentam as hipóteses de infecção cutânea secundária.

A reacção a picada de percevejo varia de pessoa para pessoa, desde uma total ausência de sintomas a uma pequena marca ou reacção alérgica.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,13 ago 2021 12:16

Editado porSara Almeida  em  25 mai 2022 23:21

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.